Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Dieta de 800 cal pode combater diabetes, diz estudo

Portal Terra

Seguir uma dieta de poucas calorias, aprovada pelos médicos, durantes dois meses poderia ajudar milhões de pessoas a derrotar a diabetes. De acordo com o professor da Universidade de Newcastle, Roy Taylor, a gordura pode entupir órgãos vitais, como o pâncreas e o fígado, reduzindo a produção de insulina e causando doenças como a diabetes. No entanto, as dietas radicais poderiam queimar a gordura que se aloja em torno destes órgãos. As informações são do Daily Mail.

Para o estudo, os portadores da doença consumiram apenas 800 calorias por dia e substituíram as refeições por shakes e sopas. Os níveis de gordura no pâncreas voltaram ao normal e o órgão foi capaz de bombear a insulina para normalizar os níveis de açúcar no sangue. Três meses após o fim da dieta, sete dos 11 participantes ainda estavam livres de diabetes. Depois de 18 meses, alguns permaneceram sem sintomas da doença e se disseram surpresos com a melhora dramática em sua saúde. Até agora, a dieta só foi testada em alguns pacientes, mas um estudo com 280 diabéticos deve acontecer em breve. 

A diabetes do tipo 2, que se desenvolve normalmente na meia-idade, é a forma mais comum da doença, com 3 milhões de pessoa atingidas só no Reino Unido. 

 

Tags: calorias, CIÊNCIA, dieta, pesquisa, SAÚDE

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.