Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Pesquisa revela relação sintomática entre emoções e corpo humano

No futuro, estudo pode ser usado para tratamentos de distúrbios emocionais

Jornal do Brasil

Um grupo do departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Aalto, na Finlândia, traçou um mapa de temperatura do corpo humano de acordo com as emoções O resultado foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e mais de 700 voluntários foram usados para se chegar a uma conclusão.

De acordo com o relatório, há um padrão sintomático entre o corpo humano e os sentimentos. Para comprovar, foram apresentados para os voluntários diversos vídeo e imagens que trouxessem à tona sentimentos diferentes.

Fúria, medo, nojo, felicidade, tristeza, surpresa, neutro (em inglês): estudo revela relação sintomática entre sentimentos e corpo
Fúria, medo, nojo, felicidade, tristeza, surpresa, neutro (em inglês): estudo revela relação sintomática entre sentimentos e corpo

Então, eles deveriam apontar que partes do corpo foram mais estimuladas durante o processo, além de indicar que cor usariam para cada caso: azul se a atividade corporal diminuísse e vermelho se aumentasse.

Então, um “mapa universal” foi criado, mostrando que o amor, por exemplo, estimula o corpo inteiro enquanto a depressão faz diminuir as atividades corporais dos membros superiores e inferiores.

Os autores da pesquisa, Enrico Glerean, Riitta Hari, Lauri Nummenmaa e Jari Hietanen acreditam que pode, no futuro, ser aplicado em tratamentos de distúrbios emocionais.

Tags: corpo, emoção, humano, sentimento, temperatura

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.