Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Nova vacina se mostra promissora em coelhos

Jornal do Brasil

Infecções por estafilococos representam uma das mais sérias ameaças microbianas para as pessoas. No entanto, os esforços para impedi-los com vacinas têm falhado constantemente, assim como a bactéria responsável torna-se cada vez mais resistente aos antibióticos. Uma vacina experimental com novos ingredientes provou ser altamente eficiente em coelhos contra pneumonia por estafilococos, um dos resultados mais perigosos da infecção bacteriana. O inventor espera em breve levá-la para estudos em seres humanos, afirma matéria da revista Science.

Staphylococcus aureus causa cerca de meio milhão de internações e 20 mil mortes por ano nos Estados Unidos. A bactéria que é resistente à maioria dos antibióticos, sobretudo as espécies MRSA (resistente à meticilina S. aureus), tornaram-se um grande perigo, mostrando a necessidade de uma vacina contra o micróbio.

A matéria da revista destaca ainda que uma série de vacinas contra a bactéria sofreu falhas nos últimos anos. Uma Vacina de Nabi Biopharmaceuticals de Rockville, Maryland, fracassou nos dois ensaios em pacientes em diálise nos Estados Unidos, e uma vacina da Merck foi abandonada em 2012 depois que milhões de dólares foram gastos nos testes.

O Microbiologista Patrick Schlievert, da Universidade de Iowa, em Iowa City acredita que as empresas farmacêuticas têm feito testes de uma vacina contra a bactéria de forma errada. Anteriormente as vacinas contra o estafilococos ofereceram proteção incluindo proteínas e carboidratos contidos na capsula natural que rodeia a parede celular na bactéria estafilococo, e isso lhe permitiria iludir os sistema imunológico. Esta abordagem funcionou bem em vacinas contra outras bactérias, mas não funcionou sobre na vacina contra a bactéria do estafilococos.

Em um artigo publicado este mês no The Journal of Infectious Diseases, Schlievert e colegas fizeram uma nova abordagem. A estratégia envolve uma classe completamente diferente de substâncias tomadas a partir da bactéria S. aureus. Estas incluíam os chamados superantigens e citolisinas-proteínas que são produzidas por estruturas internas do S. aureus e desempenham papéis importantes nas doenças causadas pela bactéria. Os pesquisadores vacinaram 88 coelhos, divididos em vários grupos, com diferentes combinações das substâncias. Todos com exceção de dois dos animais sobreviveram quando os organismos de S. aureus foram pulverizados em seus pulmões. Dos 88 coelhos não vacinados expostos às mesmas bactérias, apenas um sobreviveu.

Em outro experimento, os pesquisadores encontraram evidências de que vacinas típicas podem realmente fazer os imunizados mais vulneráveis ??a uma infecção. Cinco coelhos vacinados com proteínas neutralizadas a partir da superfície de células de S. aureus do tipo de substâncias utilizadas em candidatos a vacinas mais atuais e anteriores. Todos os cinco animais morreram no prazo de 6 horas de exposição a uma estirpe de MRSA comum, em contrapartida, cinco animais não vacinados sobreviveram pelo menos quatro dias após a exposição.

A matéria diz ainda que os resultados dos estudos estão de acordo com a pesquisa prévia de Schlievert, indicando que os antígenos de superfície celular, que são frequentemente utilizados para criar vacinas bacterianas, é uma má escolha para preventivos, por causa de determinada maneira do organismo de causar doenças.

"Uma das maneiras de combater o estafilococos é criando agregações de bactérias que bloqueiam os vasos sanguíneos e ondas de rádio", diz Schlievert. Consequentemente, as vacinas que estimulem a criação de anticorpos contra antígenos de superfície celular podem ser mais perigosas do que qualquer vacina, diz ele, porque na ligação com esses antígenos, elas criam complexos moleculares que intensificam o fenômeno aglomeração.

Schlievert acredita que seus resultados são mais relevantes para os seres humanos do que outros estudos em animais com vacinas por estafilococos. Enquanto outros pesquisadores testaram vacinas de S. aureus em camundongos e primatas, ele sustenta que o sistema imunológico do coelho é mais parecido com a dos seres humanos, pelo menos quando se trata de como ele responde a esta bactéria. Pesquisadores de estafilococos dizem que novo estudo da Schlievert é provocativo, mas não totalmente convincente. "Ele mostra que superantigens são mais protetores do que antígenos de superfície em coelhos submetidos à infecção experimental", diz Robert Daum, pediatra e microbiologista da Universidade de Chicago, em Illinois. Ele continua a ser visto se o mesmo acontece em humanos, diz ele. "Muitas pessoas têm utilizado antígenos de superfície [em vacinas] por um longo tempo. Não tem sido uma história de grande sucesso, mas há poucos dados que sugerem que as vacinas pioraram ".

Daum considera intrigante a sugestão de que os coelhos são melhores que ratos como animais de experimentação. É verdade que ratos não são bons modelos em S. aureus, ele diz, ma por outro lado, os roedores são de baixo custo e bem estudado. “Se ele está certo de que os coelhos são um modelo melhor, ele vai perturbar o campo, porque eles são muito mais caros e difíceis de trabalhar”. A meu ver, os coelhos não foram suficientemente estudados ainda e não da para concluir que eles são melhores. "A maior parte dos dados necessários para o efeito vem do grupo de Schlievert”.

A matéria destaca também que Daum argumenta que as falhas em vacinas anteriores mostraram que derrotar a S. aureus requer mais ciência básica antes de novos antígenos vacinais. Muito pouco se sabe sobre a resposta imune para S. aureus, que pode causar infecções mortais, mas muitas vezes vive sobre nós, sem causar doença. "Nós não queremos eliminar todos os estafilococos. Queremos eliminar os desagradáveis ??que causam doenças. Então, nós precisamos entender a imunologia, e nós não estamos lá ainda”, diz Daum.

Schlievert finaliza a matéria dizendo que os dados inéditos de seu grupo mostram que as vacinas baseadas em superantigénios também evitam infecções de pele nos coelhos. Em seguida, ele pretende pedir a Food and Drug Administration para lhe permitir realizar estudos de segurança humana básicas da vacina.

Tags: bactéria, doenças, estudos, humanos, vacina