Jornal do Brasil

Quarta-feira, 16 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Câmera Panono faz fotografias em 360º à la Street View

Portal Terra

A Panono (Throwing Panoramic Ball Camera ) é um equipamento fotográfico composto por 36 câmeras de 2 megapixels utilizado para imagens panorâmicas e de 360 graus. Dessa forma, o equipamento recria a experiência fotográfica imersiva do Google Street View. Para tirar uma fotografia a 360º com este dispositivo em formato bola, basta atirá-lo ao ar. No seu pico, a câmara regista uma fotografia esférica.

Jonas Pfeil, o fundador da empresa, explica que o dispositivo cria imagens com 72 megapixels de resolução. O aparelho mede 4,33 polegadas e pesa 300 gramas. A Panono deverá ser compatível com smartphones Android 4.0 e com iOS 6 ou superiores.

Equipamento registra as imagens em 360º quando jogado para o alto
Equipamento registra as imagens em 360º quando jogado para o alto

A Panono pode ligar-se via Bluetooth ou Wi-Fi a um celuklar ou tablet e tem memória interna para armazenar até 400 fotos panorâmicas. As 36 câmeras tiram uma fotografia cada uma e o fabricante oferece a possibilidade de criar panorâmicas ao fazer o upload para um serviço especializado na nuvem. Estas imagens panorâmicas demoram perto de dois minutos a ser criadas, mas com a popularização do serviço o tempo pode vir a diminuir. As criações dos utilizadores podem ser partilhadas no Facebook ou no Twitter e é disponibilizado um link que permite integrar as fotografias num outro site.

Como funciona

A Panono é uma câmera em forma de bola que contém 36 módulos de câmera, um processador, memória e um acelerômetro. Há três maneiras de usar: jogá-la para cima, caso em que o acelerômetro aciona a câmera no ponto mais alto, acioná-la através de um built-in botão do obturador quando segurando-a na mão ou montá-ao em um tripé ou poste e acionar remotamente.

Tags: Bola, câmera, módulos, processador, Street

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.