Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Seus micróbios, sua saúde

Jornal do Brasil

Cem trilhões de células que carregam 3 milhões de genes diferentes, essa é a lista de micróbios que vivem dentro do seu corpo. Eles não são apenas os passageiros, se os estudos em animais realizar-se, essas multidões invisíveis afetariam profundamente a resposta do corpo ao ambiente, doenças e tratamento médico. Este ano, os pesquisadores começaram a identificar as formas específicas em que o microbioma promove a saúde e a doença, diz uma matéria da revista Science desta semana.

Em 2008, cerca de 300.000 crianças na China contraíram pedras nos rins a partir de leite em pó contaminado com melamina, um aditivo plástico que foi usado ilegalmente para aumentar o teor de proteína da fórmula. Este ano, os cientistas descobriram que uma bactéria pode ser a culpada. Um estudo mostrou que os ratos expostos a melamina desenvolveram menos pedras nos rins, quando foram administrados antibióticos. A razão: Nos ratos tratados faltava a Klebsiella, que converte a melamina para uma forma que se acumula no rim. Cerca de 1% das crianças carregam Klebsiella, quase o mesmo percentual de crianças que ingeriram o leite em pó, que ficaram doentes, sugerindo que este micróbio pode desempenhar um papel na toxicidade humana também.

Cem trilhões de células que carregam 3 milhões de genes diferentes, essa é a lista de micróbios que vivem dentro do seu corpo.

No Malawi, os pesquisadores estudaram casos incomuns em que um dos gêmeos desenvolveu uma síndrome de desnutrição chamada Kwashiorkor, mas o outro não. Provaram os micróbios das crianças de 3 anos, acompanhando a forma como as populações bacterianas mudavam antes, durante e após o tratamento com um suplemento nutricional. Eles também implantaram um material fecal de cada dupla nas entranhas de ratos livres de germes e monitoraram os animais ao longo de várias semanas. Os ratos que receberam bactérias das crianças kwashiorkor desenvolveram sintomas de kwashiorkor, os outros ratos não. Os pesquisadores descobriram que a carteira microbiana das crianças desnutridas não tinha amadurecido corretamente. Como resultado, eles sugerem que as crianças eram menos capazes de processar aminoácidos contendo enxofre e, portanto, eram mais propensas a desnutrição.

Este ano, os pesquisadores traçaram várias ligações entre os micróbios do intestino e o câncer. Três terapias anticâncer provaram precisamente as bactérias do intestino para serem eficazes; as bactérias ajudam a preparar o sistema imunológico para responder ao tratamento com medicamento. Um estudo com camundongos mostrou que um câncer de fígado, muitas vezes associado à obesidade pode surgir por causa de um subproduto de bactérias que danificam o DNA que se acumula em ratos obesos. Finalmente, os novos resultados confirmados anteriormente sugere que uma bactéria intestinal chamada Fusobacterium desempenha um papel na estimulação de tumores colorretais.

Em um estudo com ratos obesos, os animais perderam peso e o controle da insulina, mesmo com um alto teor de gordura na dieta, quando os pesquisadores aumentaram a quantidade de bactérias no intestino que se alimentam de muco identificaram Akkermansia muciniphila em suas entranhas. Camundongos obesos, assim como as pessoas obesas e pessoas com diabetes tipo 2, normalmente têm reduzido número destas bactérias. A mesma bactéria também parece desempenhar um papel na perda de peso que acompanha a cirurgia gástrica.

O ano também viu sugestões mais tentadoras de influências microbianas em função do sistema imunológico. A artrite reumatóide doença auto-imune, por exemplo, pode ser associado com uma bactéria chamada Prevotella COPRI. Em camundongos, o aumento do Lactobacillus johnsonii bactéria no intestino conta para grande parte da proteção contra alergias e asma, fornecidas pela exposição a cães e em menor medidanos gatos.

Tags: alergias, ano, bactéria, camundongos, proteção, ratos