Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Science:ciência ao redor do mundo

Jornal do Brasil

Veja as principais notícias sobre ciência ao redor do mundo, segundo a revista Science.

FDA critica uso de antibióticos em animais de fazendas - Maryland:

Em um esforço para retardar a evolução de resistência às drogas em animais criados em fazendas, o que pode se estender aos seres humanos, a Food and Drug Administration (FDA), o órgão governamental norte-americano, anunciou na semana passada mudanças no uso de antibióticos para gados e aves. Ela solicitou aos fabricantes de medicações antibacterianas, que considera clinicamente importantes ao tratamento de seres humanos, para mudarem voluntariamente seus rótulos, retirando as menções de que favorecem ao crescimento e à eficiência alimentar.

Estes antibióticos podem, depois, requerer prescrição de um veterinário, que pode aprovar seu uso no tratamento de animais doentes ou na prevenção de doenças naqueles considerados "em risco". A FDA dará um prazo de três anos aos fabricantes para fazerem a mudança, tempo em que espera a adesão de muitas companhias.

A Sociedade Americana de Microbiologia aplaudiu a iniciativa em um e-mail , chamanda-o de "um grande passo para resolver a resistência aos antibióticos de forma abrangente." Mas há quem duvide que a ação voluntária será o suficiente para proteger a saúde pública. " A FDA pode se importar sobre como os fabricantes fazem a sua promoção sobre crescimento ou prevenção de doenças, mas as bactérias não". disse em nota Keeve Nachman, cientista de saúde ambiental da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health in Baltimore, Maryland.

Lançamento de projeto portuário ameaça ícone de Recifes - Sidney

A notória faixa de corais Great Barrier Reef (GBR) em breve poderá ser palco de um dos maiores portos de carvão do mundo - se um projeto de construção proposto receber o sinal verde, mediante  a autorização da Australia's Marine Park. A construção prevê a dragagem de até 3 milhões de metros cúbicos de resíduos em Abbot Point e seu despejo em um local não especificado no ecossistema GBR, listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Apesar da aprovação do Ministro do Meio Ambiente Greg Hunt no dia 10 de dezembro, é necessária a autorização do parque, uma vez que a execução do empreendimento está prevista dentro de suas mediações.

"O desenvolvimento prejudicaria claramente a saúde da GBR", afirma o veterinário de pesca Matt Landos, da Universidade de Sydney. Ele diz: " as lições não foram aprendidas " entre 2010 e 2011 com a dragagem do sul de Gladstone Harbour, que lançou metais tóxicos no fundo do mar, causou surtos de doenças em peixes, matou golfinhos e tartarugas.

A UNESCO advertiu no início deste ano que o desenvolvimento de mais gás e carvão poderia colocar o recife na lista "em perigo".

 

China aterriza na Lua - Beijing

Depois de uma viagem de 12 dias, a sonda lunar da China Chang'e-3 pousou no Sea of Rains (também conhecido como Mare Imbrium) no hemisfério norte da Lua em 14 de dezembro. O evento, transmitido ao vivo pela televisão nacional, foi o primeiro pouso suave na lua em 37 anos.

"Tudo foi fantasticamente bem", diz Wu Ji, diretor do Centro Nacional de Ciência Espacial em Pequim. "A sonda levantou muito menos poeira do que o esperado." O Partido Comunista saudou a missão como uma "nova glória" do povo chinês.

Depois de 8 horas recarregando-se com painéis solares da nave, o rover Yutu (Jade Rabbit) desceu pela rampa da sonda à superfície da lua. "Foi desesperador", diz Jia Yang, vice-engenheiro-chefe da nave espacial no Instituto Beijing de nave espacial Engenharia de Sistemas. Ele diz que Yutu está tirando uma "soneca" agora para evitar danos do calor escaldante lunar. Ele, então, começar a sua missão de 3 meses explorando a composição da superfície lunar e crosta.

Tribunal derruba aprovação de batata geneticamente modificada - Luxemburgo

Em outro revés para geneticamente modificados ( GM) na União Europeia , o Tribunal Geral anulou na semana passada a autorização para cultivar e vender uma batata GM chamado Amflora . A decisão não afetará o cultivo ou a venda da batata, porque seu fabricante retirou-se do mercado europeu no ano passado. Mas pode dificultar a aprovação de uma variedade de milho GM , que a Comissão Europeia tentou avançar no mês passado depois de um impasse prolongado.

A batata é projetado para produzir um amido usado em pasta de papel , cola e ração animal. Com base no parecer da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos , a Comissão Europeia autorizou em março 2010. Mas não submeter a decisão final para a comissão competente representantes dos Estados membros. Hungria interpôs recurso dessa decisão no tribunal, com o apoio da Áustria, França , Luxemburgo e Polônia .

Grupos ambientalistas estão chamando agora a Comissão a retirar a sua proposta para aprovar GM milho da Pioneer 1507, que dizem que seguiu um procedimento igualmente equivocada . Um porta-voz da comissão diz que seus serviços jurídicos vão analisar a decisão e as suas possíveis consequências.

Tags: cHINA, comissão, decisão, grupos, procedimento, Tribunal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.