Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Science: em vacina, aparência importa

Jornal do Brasil

Uma matéria da revista Science desta semana relata que durante décadas os pesquisadores esperavam que a biologia, o estudo de nível de átomo estrutural das moléculas que compõem os organismos vivos os ajudaria projetar melhor as vacinas. Este ano os pesquisadores finalmente encontraram uma prova convincente de que a abordagem pode proporcionar um grande retorno.

O vírus sincicial respiratório (RSV) hospitaliza milhões de crianças ao ano com pneumonia e outras doenças pulmonares, e tem desafiado muitos desenvolvedores de vacinas. Para as crianças com alto risco de desenvolver a doença que é grave, e que mata em todo o mundo 160.000 crianças ao ano, um anticorpo chamado palivizumabe pode reduzir o risco de hospitalização pela metade. Mas o palivizumabe deve ser usado repetidamente e custa cerca de mil dólares a dose, colocando-o longe do alcance de muitos pacientes.

A matéria relata ainda que os anticorpos que têm de 10 a 100 vezes mais potência do que o palivizumab recentemente foram isolados, e em maio uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional dos EUA de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) informou que havia cristalizado um deles. O anticorpo liga-se a uma proteína na superfície do RSV, apelidado de F, que emprega o vírus para se fundir com as células durante o processo de infecção. Usando as técnicas de raios-X para estudar a estrutura cristalina do anticorpo ligado, os investigadores mapearam precisamente onde o anticorpo se liga à proteína F. Outros potentes e novos anticorpos permitiram que a equipe para analisasse a vulnerabilidade na proteína F.

Em novembro o mesmo grupo NIAID descreveu a etapa seguinte: usar os resultados de suas análises estruturais para projetar uma proteína RSV F que poderia servir como um imunógeno (o principal ingrediente de uma vacina). A proteína F é como um jack-in-the-box: enrolada antes que se funda com uma célula e a solta depois. A enrolada, estado anterior à fusão, melhor exibe a vulnerabilidade. Para ensinar um sistema imunológico a produzir anticorpos potentes, os pesquisadores descobriram quem uma vacina teria que conter a proteína F presa a uma configuração anterior a fusão que apresenta uma visão de monty vulnerável.

Os investigadores fizeram a engenharia de apenas uma proteína, com a proteína F e injetaram em animais. A estratégia foi justificada: A proteína estimula a produção de anticorpos altamente potentes. Durante a noite, tornou-se um dos principais candidatos na corrida para desenvolver uma vacina contra o VSR. Ele ainda tem de ir para os seres humanos, mas os pesquisadores NIAID esperam ter um produto pronto para ser testado em 18 meses.

A matéria da revista de ciência informa também que três outros estudos publicaram a exploração de estratégias semelhantes para projetar uma vacina para outra infecção intratável, o HIV. Por ligações de anticorpos de mapeamento sobre uma proteína de superfície do HIV, os pesquisadores identificaram características que podem ser essenciais para uma vacina de sucesso. Eles projetaram que a versão da proteína de superfície que exibia esses recursos para melhor proveito. Os investigadores ainda tem que provar que seu imunógeno putativo pode estimular anticorpos capazes de combater as variantes de HIV em circulação, mas a esperança de seguir os passos dos RSV, que testaram muitas versões de suas proteínas artificiais em experiências com animais para encontrar o melhor.

O Science finaliza dizendo que agora que a biologia estrutural provou seu valor ao design de vacinas, muitos pesquisadores esperam que o trabalho inovador aponte o caminho para vacinas para hepatite C, dengue, Nilo Ocidental e outros vírus que aperfeiçoaram a arte de se esquivar de ataque do sistema imunológico. Análises semelhantes de perto-e-pessoal de vírus também podem revelar por que tantas doenças virais têm tratamento eficaz e porque iludiu por tanto tempo.

Tags: analises, biologia, finaliza, ocidental, vírus