Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Fundação do Câncer entrega plano estadual de controle da doença

Projeto será desenvolvido em 47 metas ao longo de 10 anos

Jornal do Brasil

Em dezembro, a Fundação do Câncer entregou, o Plano Estadual de Controle, Prevenção e Atenção ao Câncer. Com 47 metas a serem implantadas em 10 anos, o projeto foi encomendado pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e desenvolvido ao longo de 2013.

A fundação, que existe há 22 anos, passou a atuar como consultora em planejamento de processos, oferecendo planos de assistência que contemplam todos os aspectos do tratamento do câncer. Dessa forma, é possível auxiliar órgãos públicos e privados na estruturação de serviços de assistência oncológica.

O primeiro Hospice da Fundação do Câncer, unidade de cuidados paliativos, também está sendo planejando. Sua construção está prevista para começar em abril em um terreno de mais de 300 metros quadrados em Vargem Pequena, na zona oeste do Rio. Esse tipo de tratamento é usado em pacientes com doença crônica em estágio avançado, sem possibilidade de cura.

Além disso, a Prefeitura Municipal de Macaé contratou a fundação para desenhar a rede de saúde do município e também desenvolver um plano de assistência oncológica integral, com serviços de prevenção e educação continuada.

Com todos os avanços, foi possível aumentar a possibilidade de transplantes de medula óssea, em projeto de ampliação da Rede Brasileira de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (Rede BrasilCord) e do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Mais de três milhões de pessoas já estão cadastradas.

A fundação passou a integrar também o Instituto Desiderata e o Unidos Pela Cura. As iniciativas têm o objetivo de ajudar crianças com suspeitas de câncer a diagnosticarem a doença precocemente, para serem atendidas em centros de diagnóstico e no Sistema Único de Saúde (SUS). A adesão da atriz Regina Duarte à causa do controle do câncer, gravando um comercial para a fundação, também foi um incentivo.

Tags: assistência, CÂNCER, diagnóstico, doença, tratamento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.