Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Science: Dietas e trocas rápidas de micróbios no intestino

Jornal do Brasil

Matéria da revista Science afirma que mensalmente um novo estudo sugere uma ligação entre as bactérias que vivem no intestino e doenças de obesidade e autismo, pelo menos em camundongos. Mas ligar a saúde humana com micróbios do intestino tem sido uma luta, em parte, porque é difícil que as pessoas mudem suas dietas para semanas ou meses, os pesquisadores pensaram que isso seria necessário para alterar os micróbios de um intestino e ver um efeito.

A revista afirma ainda que com a dieta certa, realmente leva apenas 3 dias para mudar a quantidade e a atividade de diferentes bactérias no intestino, segundo um estudo divulgado na revista Nature desta semana. O Biólogo Lawrence David, da Universidade de Duke, em Durham, Carolina do Norte, e seus colegas, pediram 10 pessoas para comerem somente carnes, ovos e queijos, ou então fazerem uma dieta vegetariana rica em fibras, durante 5 dias. Amostras fecais de antes, durante e após as dietas revelou alterações reprodutíveis na composição bacteriana, abrindo o caminho para testes de curto prazo das várias hipóteses. "É um marco no estudo”, diz Rob Knight, um ecologista microbiano na Universidade do Colorado, "Isso muda nossa visão de quão rapidamente o microbioma podem mudar.”.

Tags: bactéria, certa, dieta, matéria, universidade