Jornal do Brasil

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Quer lutar contra as alergias?Obtenha um cão sujo

Jornal do Brasil

Segundo matéria da Revista Science, um cão em casa é mais do que apenas boa companhia. Há cada vez mais evidências de que a exposição a cães e animais no início da vida pode diminuir as chances de as crianças mais tarde desenvolverem alergias e asma. Agora, os pesquisadores traçaram esse efeito benéfico para a saúde de um micróbio que vivem no intestino. O estudo, em camundongos, sugere que a suplementação da dieta de uma criança com a combinação certa de bactérias pode ajudar a prevenir alergias, mesmo sem um cão de estimação.

"Este estudo ilustra como uma exposição ambiental protege contra uma resposta alérgica através da mediação do intestino [bactérias]”, diz John Penders, epidemiologista molecular no Centro Médico da Universidade de Maastricht, na Holanda, que não estava envolvido com o trabalho. “Estudos como este fornecem novas pistas” sobre como se podem manipular os micróbios no intestino para prevenir ou tratar alergias.

A reportagem da Science afirma ainda que, mais de uma década atrás, os pesquisadores norte-americanos revendo os registros de saúde de crianças com animais de estimação-cães, e, em menor grau, os gatos - descobriram que as crianças tinham menos probabilidade de desenvolver alergias e asma do que outras crianças. Outros estudos epidemiológicos na Europa têm apoiado esta conexão, não apenas com animais de estimação, mas com o gado também. Em 2010, Susan Lynch, uma microbiologista da Universidade da Califórnia, em San Francisco, mostrou que os cães que vivem em parte com micróbios ao ar livre transportando para dentro da casa, alguns dos quais também foram encontrados no intestino humano. Ela e outros já haviam descoberto que os micróbios do intestino afetados deram respostas imunes, e assim ela se perguntou se a proteção fornecida pela alergia dos cãezinhos aconteceu via bactérias do intestino.

Lynch e seus colegas coletaram poeira de uma casa sem animais e de uma casa com um cão. Eles alimentaram que a poeira misturada com água de ratos jovens desafiou o sistema imunológico dos animais, dando-lhes a proteína do ovo, substância que provoca reações alérgicas em ambos os roedores e as pessoas.

Ratos que receberam o pó da casa do cão resistiram ao desafio com pouca ou nenhuma reação alérgica, mas os outros ratos aceleraram a atividade imunológica em suas vias respiratórias, os pesquisadores relatam hoje na revista Proceedings, da Academia Nacional of Sciences. Nos camundongos expostos à poeira do cão, havia menos células imunes associadas à alergia e os que estavam presentes produziram menos moléculas no sistema imunológico, que tendem a levar a uma forte reação.

A equipe de Lynch pesquisou ??os tipos de bactérias no intestino dos ratos antes e após a exposição ao pó. Ratos com poeira tinham um extraordinariamente em grande quantidade um micróbio chamado Lactobacillus johnsonii. Quando se alimentou essa bactéria nos ratos, eles tiveram uma reação alérgica umedecida, mesmo sem ser exposto à poeira do cão. Esse rato também não ficou doente quando infectado com um vírus que em humanos pode causar asma. "Nossos estudos sugerem que [esta bactéria] é um mediador crítico de proteção das vias aéreas contra agressões ambientais”, diz Lynch.

O novo trabalho acrescenta outra peça de evidência para a hipótese da higiene, que afirma que um estilo de vida moderno, mais limpo pode fazer-nos mais suscetíveis a alergias, asma e doenças autoimunes. “Há uma série de estudos que mostram a exposição a animais de estimação e/ou gado que reduz a prevalência das doenças alérgicas, por isso esta é uma etapa emocionante, e nos provoca entender o mecanismo por trás disso", diz Suzanne Havstad, do Hospital Henry Ford em Detroit, Michigan, que não estava envolvida com o trabalho.

Embora seja possível a poeira da casa do cão transferir a bactéria johnsonii no intestino de uma pessoa, Lynch suspeita que outras bactérias no ambiente se deixadas em casa sobre os cães, se espalham pelo ar, e são engolidas. Uma vez no intestino, eles forçam uma mudança naquela comunidade microbiana que favorece um aumento na johnsonii presente.

A matéria da Science é finalizada afirmando que antes que alguém comece a pensar em um suplemento dietético-atado para seus filhos ou adotar um cão apenas para combater alergias, muito trabalho, incluindo estudos clínicos, seria necessário serem feito, Lynch observa. "Deve-se ter muito cuidado com a transferência de resultados de modelos de ratos para os seres humanos”, acrescenta Markus Ege, epidemiologista da Universidade de Munique, na Alemanha. “O cenário experimental em ratos é muito artificial.”

Tags: bactéria, cão, comunidade, possível, sujo