Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Ovos mexidos segure o chumbo

Jornal do Brasil

Chumbo, uma neurotoxina potente que é especialmente prejudicial para as crianças, geralmente contamina os solos das cidades, e podem ser encontradas em galinhas urbanas que consequentemente passam para seus ovos, os pesquisadores relatam na Geoquímica Ambiental e Saúde. 

Quase a metade dos ovos que uma equipe coletou, de frangos criados em Nova York, em hortas comunitárias continham níveis detectáveis ??de chumbo, enquanto que nenhum dos ovos comprados em lojas teve um alto grau de contaminação. Então, imaginem como são perigosos os ovos urbanos? Embora um dos ovos da cidade que os pesquisadores testaram tinha concentrações consideradas aceitáveis ??para outros alimentos, uma boa notícia. Ainda assim, os pesquisadores estimaram que comer um ovo por dia com a maior concentração de chumbo, num dos ovos eles encontraram 167 partes por bilhão (ppb), podem aumentar os níveis de chumbo no sangue das crianças por um valor ligado a uma perda de cerca de um ponto de QI. 

E os ovos poderiam facilmente tornar-se ainda mais contaminados: os ovos testados de galinhas que vivem em solo que estourou em cerca de 600 ppm de chumbo, mas os níveis superiores a 1000 ppm são comuns em algumas cidades. Felizmente, os agricultores urbanos que preferem seus ovos sem chumbo podem tomar medidas, incluindo a adição de solo limpo e dar suplementos de cálcio para o seu rebanho.

Tags: chumbo, cidade, galinha, horta, limpo, solo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.