Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Mudar muito de dieta pode trazer problemas intestinais, diz estudo

Portal Terra

Todo dia, aparece uma nova dieta da moda. Mas agora surge mais um motivo para se pensar duas vezes em testar todas as novidades que surgem neste sentido. De acordo com uma nova pesquisa, publicada no jornal Nature, ficar trocando de dieta pode trazer efeitos drásticos à saúde intestinal. As informações são do site da revista Women’s Health.

No estudo, conduzido pela Harvard University, os pesquisadores pediram que 10 homens e mulheres, na faixa etária entre 21 e 33 anos, comessem dois tipos de dieta. Uma baseada em grãos, frutas, legumes e vegetais; e outra rica em alimentos de origem animal: carne, ovos e queijos. O microbioma – ou a população de bactérias do intestino – de todos os participantes mudou de forma rápida e drástica.

Depois de apenas cinco dias, o trato digestivo dos que ingeriram vegetais abrigava bactérias do tipo que produz aminoácidos, os blocos de construção da proteína, a partir do açúcar das plantas.Por outro lado, os que seguiram a dieta com alimentos de origem animal começaram a armazenar mais bactérias que digerem a proteína. Algumas das bactérias encontradas no trato digestivo dos que comeram carne foram relacionadas à doença intestinal inflamatória.

Embora a maioria das pessoas não coma apenas alimentos que tenham origem animal, os resultados mostram como a mudança de estratégia nos hábitos alimentares podem afetar o funcionamento estomacal. Isso indica ainda que os inchaços na barriga repentinos podem estar relacionados às alterações na rotina alimentar, o que deveria ser acompanhado por um médico. 

Tags: alimentação, corpo, dieta, pesquisa, SAÚDE

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.