Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Google compra fabricante de robôs fornecedora do Pentágono

Portal Terra

O Google anunciou a compra da fabricante de robôs Boston Dynamics, empresa fornecedora do Pentágono e a oitava aquisição na área de robótica pela gigante da internet. As empresas não deram detalhes sobre a operação. As informações são do The New York Times.

A Boston Dynamics foi fundada em 1992, e vem trabalhando em robôs autônomos e movidos a gás durante a última década. A empresa não vende robôs comercialmente, mas vem inovando com seus projetos para despartamentos de Defesa dos Estados Unidos. 

Entre os destaques da Boston Dynamics está o Petman, um robô antropomórfico desenvolvido juntamente com o Pentágono que reproduz as ações e os movimentos de soldados humanos. A máquina foi desenvolvida para simular situações a que um soldado está sujeito na vida real e para testar roupas de proteção química no campo de batalha. O Petman é vestido com a roupa protetora e submetido a uma intensa rotina de exercícios.

O empresa é responsável também pelo robô chita, que quebrou um novo recorde de velocidade para robôs com "pernas". Desenvolvido para a Agência de Pesquisa Avançada e Projetos da Defesa americana (Darpa, na sigla em inglês), a máquina de quatro patas atingiu a velocidade de 29 km/h em uma esteira de laboratório. Seus movimentos foram baseados em animais velozes como a chita, ou guepardo.

Tags: CIÊNCIA, Google, internet, robô, tecnologia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.