Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Melhor chuva de meteoros do ano ocorre esta noite

Portal Terra

Ocorre na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado a melhor chuva de meteoros do ano para quem mora no Hemisfério Sul do planeta: geminídeas - ou geminídeos. O astrônomo Gustavo Rojas, representante no Brasil do Observatório Europeu do Sul (ESO) e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), explica que quem quiser observar o fenômeno deve procurar, por volta das 23h, as "Três Marias". Perto delas, o astro mais brilhante será Júpiter, que estará na constelação de Gêmeos - de onde os meteoros parecem sair.

Um local bem escuro é mais adequado para a observação. O melhor horário é a partir das 4h de sábado, quando a Lua estará baixa no horizonte - de onde não atrapalha a visualização - e a constelação alta no céu. O problema em boa parte do País é a quantidade de nuvens que impossibilitam visualizar os meteoros.

"Para nós do Hemisfério Sul, essa é a melhor (chuva de meteoros). No Hemisfério Norte eles têm chuvas que tem uma atividade comparável, como perseidas em agosto", diz Rojas, que afirma que, nos últimos anos, a geminídeas foi considerada ainda melhor que perseidas. 

Tags: chuva, estrelas, hemisfério, observacao, Sul

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.