Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Esqueça o café: praticar 30 seg de exercícios ajuda a ficar alerta

Portal Terra

Basta bater aquele sono pela manhã ou a moleza após o almoço que algumas pessoas correm para pegar uma xícara de café. Mas, de acordo com um novo estudo publicado no site Daily Mail, há uma forma mais saudável e eficaz de manter o corpo em alerta: praticar exercícios de alta intensidade, como flexões, por 30 segundos.

O método foi adotado pelo escritor Gregory Ferenstein para espantar o sono fora de hora. Ele notou que, além de ser mais barato, fazer meio minuto de exercícios pode dar o dobro de energia da fornecida por uma xícara de café. “Sempre que preciso de mais energia, procuro um canto tranquilo e faço algum tipo de exercício que eleva meus batimentos cardíacos a 70% do limite”, detalhou. “Descobri que fazer 30 segundos de exercícios de alta intensidade me dá o mesmo impulso mental que a cafeína”.

Para comprovar a teoria, ele aplicou as descobertas em uma ferramenta que avalia o desempenho cognitivo no site quantified-mind.com, comparando as consequências dos exercícios com o consumo de 250 mg de cafeína. Resultados mostram que o desempenho do cérebro aumentou em 6% depois de cafeína, enquanto esse percentual subiu para 12 com os exercícios.

A cafeína só apresentou melhores resultados com a memória a curto prazo, que melhorou 26% em comparação com 16% após os exercícios. Em 2012, pesquisadores do Instituto do Coração de Montreal descobriram que treinos de alta intensidade aumentam a saúde mental e física.

Tags: cafeína, curto, melhores, memória, prazo, resultados

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.