Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Ciência e Tecnologia

Brasileiro sobre testes para ir ao espaço: parece que cabeça vai explodir

Marco Aurélio Gorrasi deixou o emprego para participar de promoção

Portal Terra

O analista de marketing Marco Aurélio Gorrasi, 25 anos, enfrenta diversos testes para tentar vencer a disputa com outros 100 concorrentes para uma viagem espacial. A promoção, da marca de desodorantes Axe, além de fazer o brasileiro enfrentar desafios para seu corpo, levou ele a enfrentar outro problema: Gorrasi teve que pedir demissão do emprego.

"Eu tive que sair da empresa porque eu já tinha pedido férias, então eu não podia pedir outras. Eu falei que ganhei a promoção, tentei explicar para eles, mas eles, infelizmente, falaram: 'não, você acabou de tirar férias, se você quiser (viajar), você vai ter que se desligar da empresa'".?

Marco Aurélio Gorrasi, 25 anos, brasileiro na disputa por passeio no espaço em 2014
Marco Aurélio Gorrasi, 25 anos, brasileiro na disputa por passeio no espaço em 2014

O brasileiro, que tenta ser um dos 22 selecionados para o evento em 2014, passa por treinamentos na Flórida, nos Estados Unidos, que testam a capacidade de seu corpo para aguentar o voo espacial. Na terça-feira, o analista de marketing fez um voo em um jato para testar as condições do lançamento espacial. Ele diz que o treinamento foi forte, mas que aguentou bem.

"A pressão é muito forte em cima do corpo. Você sente seu sangue descer e subir bem rápido. Foi bem forte para você segurar a pressão. Parece que sua cabeça está explodindo", diz o brasileiro, que explica que o avião faz diversas manobras, que ficam cada vez mais intensas, para testar o participante.

Gorrasi passará ainda pelo teste de força gravitacional - a máquina "centrífuga" de força G que para que os astronautas se acostumem com a força dos lançamentos espaciais. 

"Eu estou bem interessado em fazer (os treinamentos), porque é uma coisa totalmente nova. Pelo menos para mim, eu sempre gostei desse tipo de teste, de teste físico, eu sempre me interessei." 

Tags: astronauta, experiência espacial, passeio no espaço, promoção, viagem espacial

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.