ASSINE
search button

OMS alerta que falta de higiene causa milhões de infecções hospitalares  

Compartilhar

A Organização Mundial da Saúde alertou que milhões de pacientes em hospitais e clínicas contraem algum tipo de infecção por falta de higiene, todos os anos.

Segundo a OMS, a maioria dessas doenças poderia ser evitada simplesmente se médicos, enfermeiros e cuidadores lavassem as mãos antes e depois do atendimento. A organização celebra, este domingo, 5 de maio, o Dia Mundial para a Promoção da Higiene de Mãos.

Perdas

As autoridades disseram que essas infecções levam ao sofrimento físico, psicológico e até mesmo, em alguns casos, à morte dos pacientes. Sem falar nas perdas e nos gastos financeiros nos setores de saúde.

As infecções ocorrem, geralmente, por germes transferidos pelo contato de enfermeiros e médicos com os doentes. As infecções mais comuns são a urinária e no sangue, nas áreas onde foram realizadas cirurgias e a pneumonia.

A OMS afirmou que 10% de todos os pacientes hospitalizados em países em desenvolvimento acabam contraindo algum tipo de infecção. Nos países industrializados, o índice é um pouco mais baixo.

A preocupação é maior entre as pessoas internadas nas unidades de tratamento intensivo, UTI. Nesses casos, as infecções sobem para 30%.

Fardo

O enviado da OMS para segurança dos pacientes, Liam Donaldson, afirmou que as infecções causadas por trabalhadores da saúde representam um grande fardo no mundo inteiro. Segundo Donaldson, elas também ameaçam a segurança e o cuidado dos pacientes.

Ele pediu aos hospitais, clínicas e comunidades do setor de saúde que adotem ações firmes e decididas para salvar vidas.

Dicas

O programa de cuidados da agência da ONU dá algumas dicas e instruções simples aos trabalhadores do setor de saúde para evitar contaminações de pacientes.

Médicos e enfermeiros devem limpar as mãos com álcool ou água e sabão antes de tocarem no paciente e antes de manusearem qualquer tipo de instrumento que entrará em contato com a pessoa.

A limpeza das mãos deve ser feita também, segundo a OMS, depois do atendimento, depois do contato com fluídos do corpo e dos arredores onde o doente estava.

Participação

Mais de 15,7 mil instalações de saúde com mais de 9 milhões de funcionários espalhadas por 168 países prometeram participar da campanha: "Salve Vidas: Limpe as Mãos".

Segundo os organizadores, a campanha foi lançada em 2009 e no ano passado, 12 novos países começaram a participar da iniciativa.