ASSINE
search button

Fiocruz leva museu de ciência itinerante a cidades do interior do Sudeste  

Compartilhar

Rio de Janeiro - Insetos, microscópios, experimentos acústicos e até um planetário chegaram hoje (17) a Mesquita, cidade da Baixada Fluminense que sedia até sábado o Museu da Vida, iniciativa itinerante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com a previsão de receber entre 4 mil e 5 mil visitantes, a atração busca estimular o interesse pela ciência em municípios menores.

"O objetivo é ir às cidades afastadas dos grandes centros, onde está a maioria dos museus. É uma iniciativa de interiorização da ciência", conta Marcus Soares, coordenador do projeto Ciência Móvel na Fiocruz. Desde 2006, mais de 60 cidades já foram visitadas pelo projeto, criado com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Associação Brasileira de Ciência. Ao todo, 400 mil visitantes já conheceram as instalações do museu.

Selecionada em edital lançado em 2004, a iniciativa atende a cidades do Sudeste. O edital definiu outros responsáveis pelo Ciência Móvel em cada uma das regiões do Brasil.

A organização do evento esquematizou a visita de 250 alunos da rede pública por hora até sábado, explicou Rafael Eugênio, funcionário da Secretaria de Saúde de Mesquita que negociou a ida do museu para a cidade. "O objetivo é mostrar que a ciência pode estar no dia a dia e ser aprendida brincando", disse Marcus.

Um dos destaques da exposição é o equipamento que simula a ausência de gravidade, usado no treinamento de astronautas. Outra atração disputada tem sido o planetário, montado em um iglu inflável, que exibe imagens da Via Láctea. Muitas crianças também faziam questão de montar na bicicleta que media os watts - unidade que mede a potência elétrica - gerados pelas pedaladas.

Fabiana Pinho, estudante de licenciatura em química que trabalha atendendo ao público no projeto há dois anos, conta que a tarefa é recompensadora: "O mais legal é levar o conhecimento a quem não tem acesso, a crianças que nunca viram o museu".

Em meio às crianças vestidas em uniformes bege e vermelho da Escola Municipal Expedito Miguel, a professora Daiana Silva se dividia em acompanhar os alunos e observar a representação do olho humano que ensinava como as imagens são montadas pelo cérebro: "A gente também aproveita, mas as crianças estão gostando muito. Descobrem coisas que não sabiam e veem algumas que já aprenderam na escola”.

O museu foi instalado em frente à prefeitura de Mesquita. Municípios que queiram a visita do Ciência Móvel devem entrar em contato com os organizadores por meio dos telefones 21 3865-2105/3865-2124 ou pelo e-mail [email protected]. As cidades devem arcar com os custos de infraestrutura e de pessoal da visita.