Jornal do Brasil

Quarta-feira, 10 de Abril de 2013

Ciência e Tecnologia

Fóssil pode ajudar a entender por que temos 2 braços e 2 pernas

Agência Brasil

Cientistas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, afirmam ter identificado um estranho fóssil de um peixe de 370 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, o animal tinha um par de nadadeiras próximas ao ânus e pode ser o mais antigo ser conhecido com um par de apêndices - como nadadeiras, pernas ou braços. O estudo foi publicado na revista especializada Biology Letters.

Uma coisa que chama a atenção no peixe é a posição estranha desses apêndices. "OEuphanerops é único porque sua nadeira anal é em par, o que significa que tem uma nadadeira em cada lado do peixe. Até agora, nadadeiras anais só foram vistas em peixes com mandíbulas, nos quais elas não são em pares, e isso ocorre nos peixes modernos e nos extintos", diz Robert Sansom, da universidade britânica.

"A idade do Euphanerops é importante, já que data de uma época de profunda divisão evolucionária entre peixes com e sem mandíbula, as duas principais divisões dos vertebrados vivos hoje. Assim sendo, representa um importante estágio na evolução dos apêndices em par."

Segundo o cientista, não está claro o porquê de as nadadeiras estarem posicionadas em um local tão estranho e qual seria a vantagem disso. "Contudo, elas mostram que nossos primeiros ancestrais vertebrados tentaram diversos 'planos' de corpos antes de chegar nos dois braços e duas pernas. Se eles não tivessem feito isso, então nossos corpos seriam muito diferentes."

Os pesquisadores encontraram o fóssil em Quebec, no Canadá. Escâner de superfície 3D e comparações com espécimes preservados em diferentes condições indicaram a presença do par de nadadeiras.

Tags: ARQUEOLOGIA, CIÊNCIA, Fóssil, JB, tecnologia

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.