ASSINE
search button

Cidades-sede da Copa têm evento sobre vida saudável no Dia Mundial da Saúde

Compartilhar

No Dia Mundial da Saúde, lembrado hoje (7), as 12 cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 recebem um evento que alerta a população para os cuidados com a saúde, em especial, a prevenção à hipertensão arterial. Em Brasília, é na Torre de TV que o público pode aferir a pressão, a taxa de glicose e receber orientações sobre alimentação saudável.

A medição de pressão e a orientação dos nutricionistas foram as ações que mais atraíram o público durante a manhã. Lílian Batista de Oliveira tem uma banca na Feria da Torre, aproveitou a ação para medir a pressão e comemorou o resultado. “Ouvi que minha pressão está ótima. Tenho 47 anos e tomo cuidado com a saúde, mais ainda com a pressão, que é coisa séria”, disse. Quem é diagnosticado com alterações na pressão arterial recebe a recomendação de procurar um posto de saúde para se tratar.

A informação sobre a quantidade de açúcar, sal e gordura presentes em alimentos industrializados causava surpresa a quem passava pela mesa do Centro de Pesquisa e Alimentação Saudável da Universidade de Brasília. Lasanha congelada, coxinha, macarrão instantâneo, leite condensado e biscoito recheado aparecem como vilões. Meio pacote de lasanha congelada, por exemplo, concentra toda a quantidade de sódio que uma pessoa deve consumir durante um dia.

Após conhecer os alimentos que comprometem a alimentação saudável, o público é orientado a alterar o cardápio e substituir o suco de caixinha por suco de fruta ou de polpa e o creme de leite normal pelo light, por exemplo.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esteve no evento e ressaltou que é preciso chamar a atenção das pessoas para medidas simples que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida como a alimentação saudável e os exercícios físicos.

“A expectativa de vida da população aumentou, estamos vivendo mais, mas não é importante ter apenas mais anos de vida, é importante ter qualidade de vida nesses anos a mais e fazer atividade física para se manter saudável por mais tempo”, disse Jarbas Barbosa.

A ação na Torre de TV incluiu ainda orientação sobre saúde bucal para crianças, massagem, distribuição de folhetos com orientações sobre os prejuízos caudados pelo cigarro e oficina de receitas saudáveis. Entre os organizadores estão o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.