ASSINE
search button

Peking University, da China, oferece programa de verão em Engenharia

Compartilhar

Representantes da Peking University (PKU), uma das principais instituições de ensino e pesquisa da China, estiveram na sede da FAPESP no dia 1º de março para discutir a possibilidade de futuras colaborações e divulgar o programa Global Educational Exchange (Globex), cujo objetivo é promover o intercâmbio de estudantes.

Lançado pela Faculdade de Engenharia da PKU em 2012, o programa oferece cursos em inglês e é aberto a estudantes de faculdades de engenharia de todo o mundo. A edição deste ano será realizada ao longo do mês de julho.

“Trazemos professores de diversas universidades para ensinar e gostaríamos de contar com a participação de estudantes brasileiros”, disse Han Pingchou, professor do Departamento de Engenharia e Ciência dos Materiais e diretor-assistente de relações internacionais da Faculdade de Engenharia da PKU.

A programação de 2013 conta com professores de 12 universidades de diversos países, entre eles Pamela Hinds, da Universidade Stanford (Estados Unidos), Michael Munro, da Universidade de Toronto (Canadá), e Liyun Wang, da Universidade de Delaware (Estados Unidos). Entre os temas abordados estão “Biomateriais e Biocompatibilidade”, “Nanomateriais e Tecnologia” e “Mecânica de Sólidos”.

O valor da mensalidade e as taxas de viagem deverão ser custeados mutuamente pela PKU e pela instituição do estudante visitante. Mais informações podem ser obtidas no site https://en.coe.pku.edu.cn.

Durante o encontro em São Paulo, Pingchou e o presidente da FAPESP, Celso Lafer, também discutiram a realização de um intercâmbio entre professores de universidades paulistas e professores da Peking University.

“Temos interesse em áreas como ciências da vida, meio ambiente, energia, nanotecnologia e fotônica”, contou Pingchou.

Situada no distrito de Haidian, em Pequim, a PKU é constituída por 30 faculdades e 12 departamentos, que juntos oferecem cursos em 93 áreas. A PKU também conta com 216 institutos e centros de pesquisa, além de dois centros nacionais de engenharia e 12 laboratórios nacionais.  

Agência Fapesp