ASSINE
search button

Museu Ciência e Vida revela os segredos da química

Compartilhar

A química como ciência teve início no final do século 18. No entanto, ela está entre nós há muito mais tempo, sendo responsável por tudo que conhecemos, desde o simples ato de acender fogo até o complexo manuseio dos nanomateriais em avançados laboratórios do século 21. Revelar os segredos dessa ciência, o seu desenvolvimento ao longo do tempo, bem como os reflexos no cotidiano das pessoas é a proposta da exposição “Elementar - a química que faz o mundo”, aberta a partir da próxima quarta-feira, 28 de novembro, no Museu Ciência e Vida, no município de Duque de Caxias.

Criada para homenagear o Ano Internacional da Química, a mostra – que fez temporada no Museu da Vida de abril a outubro de 2011 – é composta de atividades interativas desde o começo, destacando-se uma grande tabela periódica, atividades com produção de imagens em 3D, painéis e brincadeiras que usam os conceitos da química. A mostra também foi montada na Universidade Federal de Roraima, no ano passado.

A tabela periódica interativa, premiada criação da equipe do Museu da Vida, é composta por 118 pequenos cubos com informações sobre cada um dos elementos químicos. Além disso, traz um código em 2D, conhecido como QR Code. Colocado em um pequeno compartimento ao lado de um aparelho de TV, por meio do qual um equipamento ótico lê o código e apresenta um vídeo fornecido pela The Nottingham University (Reino Unido) com explicações de um cientista, com legendadas em português.

Na edição de 2012 do Interaction Awards promovido na cidade irlandesa de Dublin, um dos mais importantes concursos internacionais de design, a tabela interativa conquistou uma das premiações. Com 394 votos recebidos pela internet, o Museu foi o mais lembrado pelo júri popular. Recebeu ainda o prêmio na categoria “Engajamento”, concedido pelo júri oficial da competição. Este ano foram mais de 300 projetos inscritos na disputa, vindos de 33 países.

Iniciativa do Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz, a exposição Elementar – a química que faz o mundo conta com apoio da Sociedade Brasileira de Química e parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia / Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da The University of Nottingham, do Reino Unido.

 

Serviço

Exposição: “Elementar – A Química que faz o mundo”

Visitação: De 28/11/2012 a 31/08/2013. Entrada gratuita.

Local: Museu Ciência e Vida - Rua Aílton da Costa, s/nº

25 de Agosto - Duque de Caxias.

Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.

Classificação: Livre

Agendamento Escolar ou grupos (acima de 15 de integrantes): (21) 2671-7797