ASSINE
search button

Festival do Minuto premia vídeos sobre ciência

Compartilhar

O Festival do Minuto anunciou os vencedores do concurso de vídeos sobre “Ciência”. Realizado pela primeira vez com esse tema, o concurso teve apoio da FAPESP e recebeu a inscrição de 264 vídeos.

Dos vídeos concorrentes, com até 60 segundos de duração, 87 competiram na categoria “Minuto na Escola Ciência”, voltada para alunos do ensino fundamental e médio matriculados em escolas públicas estaduais de São Paulo. Outros 177 concorreram na categoria “Minuto Ciência”, direcionada ao público em geral.

Os trabalhos ganhadores foram escolhidos por uma curadoria do Festival do Minuto, por representantes da FAPESP e receberam votos do público nos sites do Festival do Minuto e do Festival do Minuto até 14 anos – Minuteen, onde já registraram quase 30 mil visualizações.

Na categoria “Minuto na Escola Ciência” foram premiados os vídeos Frankensteco, de Nayara Monteiro de Carvalho, O Big-Bang e a TV, de Paulo Henrique da Silva, e Fio d’água, de Viviam Barbosa.

Na categoria “Minuto Ciência”, os vencedores foram Dia do Índio, de Martin Haag, de Porto Alegre (RS), O infinito e as palavras, de Caio Lang, de São Paulo, e Fluxo Terra, produzido por Jef Telles, de São José do Rio Preto (SP).

Além do concurso sobre “Ciência”, o vídeo Dia do Índio também ganhou o prêmio de melhor vídeo sobre “Palavra” e foi escolhido pelos seguidores do Festival do Minuto no Facebook como um dos melhores sobre o tema.

Os três ganhadores em cada categoria foram contemplados com um laptop e o “Troféu Minuto” e tiveram seus vídeos exibidos durante uma cerimônia de premiação no Cine Sabesp, em São Paulo.

“O número de vídeos inscritos superou as expectativas e foi muito positiva a participação do público até 18 anos no concurso”, disse Marcelo Masagão, diretor do Festival do Minuto.

Nos concursos sobre outros temas realizados pelo Festival do Minuto o maior número de vídeos inscritos é de autores na faixa etária de 19 a 25 anos. Em “Ciência”, 47% dos participantes tinham até 18 anos. “Nesse concurso, a participação de jovens foi maior do que tradicionalmente temos em outros concursos”, disse Masagão.

Segundo Masagão, um dos fatores que levaram ao lançamento da categoria “Ciência” é a forte relação que o Festival do Minuto tem com a área de educação.

O Festival tem ações voltadas especificamente para estudantes do ensino fundamental e médio, como os concursos “Minuto Escola”, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e o “Minuteen”, voltado para crianças e adolescentes até 14 anos. Além disso, também criou o “Minuto móvel” – um caminhão que vai às escolas para exibir filmes do Festival do Minuto.

De acordo com Masagão, a maior parte dos vídeos inscritos nessa primeira edição sobre “Ciência” foi bastante literal, com o registro audiovisual de pequenas experiências científicas escolares realizadas por estudantes. Mas a tendência, com o passar das edições do concurso, é surgir vídeos cada vez mais elaborados.

“O tema ‘Ciência’ é bastante desafiador, porque exige pensar em um conceito científico e utilizar a linguagem audiovisual para transmiti-lo, o que não é tão simples de se fazer e envolve uma série de elaborações abstratas para se chegar a um bom resultado”, avaliou.

“Com o passar do tempo, teremos cada vez mais filmes inscritos no concurso com essa proposta que, inclusive, poderão se transformar em materiais didáticos para serem utilizados por professores e alunos em aulas de ciência”, disse Masagão.  

Agência Fapesp