ASSINE
search button

Exposição Brazilian Nature é aberta no Museu do MIT

Compartilhar

A exposição Brazilian Nature Mystery and Destiny foi inaugurada no dia 22, no Museu do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Estados Unidos, durante a cerimônia de encerramento do segundo simpósio da FAPESP Week 2012.

Resultado de uma parceria entre a FAPESP e o Museu Botânico de Berlim, a exposição mostra o trabalho de documentação feito por Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), reunido na obra Flora brasiliensis, e uma comparação com fotografias atuais de plantas e biomas. Mostra ainda resultados de pesquisas realizadas no âmbito do projeto "Flora fanerogâmica do Estado de São Paulo" e do programa BIOTA-FAPESP.

A exposição tem sido mostrada em diversas cidades da Alemanha, Estados Unidos e Canadá.

Participaram da cerimônia de encerramento da FAPESP Week 2012 e da abertura da exposição em Cambridge, entre outros, Carlos Américo Pacheco, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e o embaixador Fernando de Mello Barreto Filho, cônsul-geral do Brasil em Boston.

Na ocasião, Pacheco e R. John Hansman, diretor do MIT International Center for Air Transportation, falaram a respeito do acordo recentemente firmado entre as duas instituições. Por meio dele, o MIT participará de pesquisas na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, em parceria com o ITA. A parceria começará em 2013.

O acordo firmado entre o ITA e o MIT também envolve o intercâmbio acadêmico de estudantes, professores visitantes e a definição de linhas de pesquisa conjuntas.

Brito Cruz falou sobre as oportunidades de intercâmbio entre a FAPESP e as dezenas de instituições de ensino e pesquisa que atuam na área de Boston, com ênfase no programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes e no Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante.

Ben Ross Schneider, professor do Departamento de Ciência Política do MIT – que é um dos coordenadores da FAPESP Week 2012, juntamente com Brito Cruz e Marcelo Knobel, professor e pró-reitor de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) –, também falou na cerimônia especialmente sobre o programa MIT Brazil – um dos 17 programas binacionais que compõem o MIT International Science and Technology Initiatives (MISTI).

Schneider disse que o MIT Brazil teve início em 2009 e que tem entre seus principais objetivos aumentar a presença de estudantes do MIT no Brasil. Para isso, o programa tem promovido mais cursos de português na área de Cambridge.


Agência Fapesp