Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Estudo que liga gordura a câncer vence prêmio nacional 

Portal Terra

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi a vencedora, na categoria Pesquisa em Oncologia, do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, com estudo que decifrou um dos mecanismos da obesidade no desenvolvimento do câncer colorretal. 

Neste ano, 27 estudos nacionais concorreram ao prêmio. A pesquisa será publicada em setembro no periódico Gastroenterology. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Feita em camundongos, a pesquisa vencedora demonstra a relação entre a inflamação do tecido gorduroso e o câncer colorretal, doença que afeta 30 mil brasileiros por ano, causando 8 mil mortes. 

No trabalho, os pesquisadores também demonstraram que, controlando a inflamação da gordura, por meio de uma droga usada em doenças autoimunes, é possível deter o crescimento do tumor. Para cada uma das categorias, a premiação é de R$ 8 mil. Em 2013, representantes das principais agências de fomento do país (Fapesp e CNPq) e das academias de medicina e de ciências vão integrar a comissão julgadora.

Tags: campinas, doença, estudo, gordura, universidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.