ASSINE
search button

Mapa da internet mostra representação cósmica da web 

Compartilhar

Cansado de visualizar estatísticas da web através de gráficos e números, o desenvolvedor russo Ruslan Ekineev decidiu criar um mapa visual da web. À semelhança de um modelo cósmico, o "mapa da internet" traça 350 mil sites de 196 países em uma espécie de galáxia interativa. Cada página da web é representada como um círculo, cujo tamanho é determinado pelo tráfego recebido, baseado em dados do final de 2011.

"O mapa da internet é uma representação bidimensional de links entre sites na internet. Cada site forma um círculo no mapa, e seu tamanho é determinado pelo tráfego recebido", descreve Ekineev. A cor simboliza o principal país de origem dos cliques (o Brasil é o amarelo centralizado abaixo do mapa; os Estados Unidos são azul claro; a Rússia aparece em vermelho).

O espaçamento entre os círculos demonstra a quantidade de usuários que alternam entre um site e outro - representando uma maneira visualmente agradável de aferir as relações entre sites. Alguns "orbitam" em torno dos outros, maiores, de acordo com a preferência dos internautas. "Usuários alternando entre sites formam conexões e, quanto mais forte a conexão, mais próximos os sites tendem a ficar entre si no mapa", explica Ekineev.

É possível fazer a pesquisa por um site específico na ferramenta ou apenas navegar pelo mapa a fim de descobrir onde se encontram alguns endereços familiares. "Esta é uma tentativa de observar a estrutura escondida da rede, compreender sua escala colossal e examinar o que é impossível de entender a partir dos frios números das estatísticas", escreveu o criador do projeto.

Ajuda financeira

Ao entrar no site, o usuário é recebido com uma mensagem do autor do mapa da internet - um projeto não comercial que não gera lucros, segundo Ruslan Ekineev. Ele explica que muitas pessoas veem o mapa, o que resulta em grandes despesas para mantê-lo no ar, e pede ajuda financeira ao visitante, que pode contribuir através do PayPal.