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Twitter nega que apagão de 1 hora tenha sido causado por hackers

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Depois que um grupo hacker afirmou que foi o responsável pela queda do Twitter, que na quinta-feira deixou o site fora do ar por uma hora em todo o mundo, a rede de microblogs emitiu um comunicado afirmando que a falha ocorreu por um problema de software. 

O problema deixou usuários sem acesso à rede social pela web, smartphones e aplicativos de terceiros. A rede social descartou que a falha tenha sido causada por um ataque hacker, pelo aumento de tráfego por causa da Eurocopa ou pela mudança de escritório da empresa.

"Um 'bug cascata' é um bug com um efeito que não se limita a um elemento de software em particular, mas sim em outros elementos também. Uma das características de tal erro é que ele pode ter um impacto significativo sobre todos os utilizadores, em todo o mundo, que foi o caso", afirmou em comunicado o vice-presidente de engenharia, Mazen Rawashdeh. "Assim que descobrimos isso, tomamos ações corretivas que incluiram a reversão para uma versão estável anterior do Twitter", completou.

O executivo afirma que o problema foi descoberto às 12h (horário de Brasília). A recuperação do serviço começou às 13h10, mas ele caiu novamente às 13h40. O restabelecimento completo do serviço aconteceu às 14h08.

Rawashdeh destacou que, nos últimos seis meses, o Twitter esteve totalmente disponível pelo menos 99,96% do tempo. "Em termos mais simples, isto significa que em um período de 24 horas, twitter.com esteve estável e disponível a todos por cerca de 23 horas, 59 minutos e 40 segundos", afirmou.