Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014

Ciência e Tecnologia

Google vai catalogar 3 mil línguas ameaçadas de extinção 

Portal Terra

O Google lançou nesta quinta-feira um projeto que pretende documentar mais de 3 mil línguas ameaçadas de extinção, em uma tentativa de preservar idiomas. No site do projeto Idiomas em Risco, falantes das línguas ameaçadas ou pesquisadores podem trabalhar na preservação desses idiomas, documentando em texto, áudio e vídeo informações sobre a linguagem.

"Das 7 mil línguas faladas hoje no mundo, estima-se que 50% não sobreviverão à virada do século. Quando o último falante de uma língua morre, perdemos séculos de conhecimento e tradições que ajudaram a formar quem somos", afirma a companhia. Para o Google, a preservação de uma língua está ligada à preservação da identidade cultural, dos valores e da tradição de uma comunidade.

"O Google colocou toda a sua tecnologia a serviço de organizações e indivíduos que trabalham para enfrentar a extinção de idiomas por meio da documentação, preservando e ensinando o idioma", afirma a empresa no site do projeto, criado em parceria com a Aliança pela Diversidade Linguística. Segundo o Google, a companhia supervisionou o desenvolvimento e o lançamento do projeto, mas a meta para o longo prazo é que ele seja gerenciado por especialistas no campo da preservação de idiomas.

No site, é possível explorar as línguas ameaçadas, filtrar a busca pelo risco de desaparecimento, local ou quantidade de falantes. As informações foram fornecidas pela Universidade do Havaí, em Manoa, e pelo Instituto de línguas e Tecnologia da Informação (The Linguist List) na Universidade Oriental de Michigan.

Tags: ameaça, CIÊNCIA, estudo, extinção, idiomas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.