ASSINE
search button

Grupo de genes pode prever mal de Parkinson

Compartilhar

Pesquisadores do Technion Israel Institute of Technology, em Haifa, identificaram um grupo de cinco genes no sangue que pode prever se um indivíduo irá desenvolver o mal de Parkinson. Atualmente, não existe um único tipo de exame de sangue capaz de diagnosticar precocemente essa grave enfermidade.

"Encontrar sinais biológicos, ou biomarcadores, para o mal de Parkinson pode ajudar a diagnosticar a doença nos estágios iniciais, antes mesmo de os sintomas aparecerem, permitindo o monitoramento dos efeitos de tratamentos que protegem o cérebro", diz a médica Silvia Mandel, chefe dos pesquisadores. 

"O objetivo inicial era determinar se entre os pacientes em estágio inicial da doença alguma assinatura biológica poderia ser encontrada para confirmar o diagnóstico".

A equipe usou amostras de sangue de 62 pacientes com sintomas iniciais de Parkinson e um grupo com 64 pessoas saudáveis. Os dados genéticos de 30 pacientes em estágios avançados foram usados para confirmar a previsão dos cinco genes com 100% de precisão.  

O biomarcador irá ajudar a diagnosticar indivíduos na fase inicial da doença que sofrem transtornos como depressão, sono, hiposmia (capacidade reduzida para detectar odores) ou pessoas que têm riscos de ordem genética.