ASSINE
search button

Uso de anabolizantes pode causar efeitos negativos no comportamento, diz estudo

Usuários apresentam agressividade, excesso de confiança e "sentimento de invencibilidade"

Compartilhar

Os efeitos negativos do abuso dos anabolizantes podem não se resumir somente a mudanças fisiológicas. De acordo com um estudo do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), há indícios de "inúmeros efeitos colaterais psicológicos" associados ao uso dos esteroides, o que pode levar a modificações comportamentais, como excesso de confiança e agressividade. O estudo contou com a participação do Programa de Neurobiologia da universidade.

 "Não se pode ignorar as evidências que diversos estudos recentes vêm apontando de que o uso de anabolizantes tem inúmeros efeitos psicológicos que não apenas trazem dor e sofrimento para o sujeito que os consome, como também para aqueles que estão a sua volta", escreveram os pesquisadores.

O endocrinologista Ricardo Meirelles, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirma que o abuso de anabolizantes hormonais – no caso das pessoas que procuram aumentar a massa muscular – pode se tornar, inclusive, um problema social. “Os problemas estão principalmente ligados à agressividade”, explica. “Mas também podem provocar um certo egocentrismo: a pessoa fica voltada somente para si”.

Os estudiosos explicam que os efeitos psicológicos do uso contínuo podem aparecer em três subdivisões. Na primeira delas, enquadram-se os efeitos imediatos do abuso de esteroides, como o “aumento da confiança, da energia e da autoestima, acompanhados por maior entusiasmo e motivação, além de maior insônia, menor fadiga, irritação, raiva e agitação, ou seja, efeitos ligados a ‘mudanças de humor e euforia’”. Essa agressividade pode levar, inclusive a crimes, como assassinatos, acrescentaram.  

“Também chamam atenção para o aumento da irritabilidade, raiva e hostilidade, ciúme patológico, alterações na libido e sentimentos de invencibilidade”, escreveram os pesquisadores brasileiros. 

Nos Estados Unidos, um estudo com usuários dos esteroides mostrou que 25% dos indivíduos apresentavam algum transtorno de humor, que iam desde o transtorno bipolar até depressão profunda. Outros pesquisadores demonstraram que o uso dos anabolizantes também estava associado a atos agressivos, o que chama atenção para mudanças súbitas de temperamento, síndromes comportamentais e, inclusive, crimes contra a propriedade.