ASSINE
search button

Sem confirmação, data de morte de Steve Jobs intriga fãs 

Compartilhar

A última quarta-feira não foi o único dia em que se noticiou a morte de Steve Jobs. No dia 9 de setembro, também circularam informações de que o ex-CEO da Apple havia sucumbido ao câncer - que logo foram desmentidas. Naquela data, o Twitter do What's Trending(@WhatsTrending) do programa do canal de televisão norte-americano CBS divulgou que Steve Jobs tinha morrido, mas em seguida pediu desculpas e corrigiu o erro.

Coincidência ou não, na última quarta-feira, o site do Gizmodo americano, um dos blogs de tecnologia mais conhecidos do mundo, chegou a publicar que o falecimento tornado público pela Apple neste 5 de outubro havia ocorrido na verdade em 9 de setembro (até o momento, a data, hora ou causa exata da morte não foram informadas oficialmente). O texto foi depois atualizado, afirmando que o criador da Apple havia morrido dia 5 de outubro, na quarta-feira. A morte de Steve Jobs ainda está rodeada de mistérios.

>> Fãs, empresas e autoridades prestam tributo a Steve Jobs

>> Wozniak sobre Jobs: "foi como a morte de John Lennon"

>> Google faz homenagem a Steve Jobs em sua página inicial

>> Disney e Pixar definem Jobs como homem que 'definiu uma era'

>> Jobs sofria de doença rara que atinge 1 pessoa a cada 100 mil

>> Pai biológico tentou reaproximação com Steve Jobs

>> Steve Jobs: a história de quem mudou a história

>> Jobs morreu em paz e ao lado da família, diz comunicado

Internautas de todas as partes do mundo notaram que o site informava a data de 9 de setembro como morte de Steve Jobs e postaram mensagens no Twitter. "Gizmodo US falando que ele morreu dia 9 de setembro. Saiu do ar e agora voltou com a informação correta", postou o tuiteiro @guirodr no microblog. Ao perceber a informação, @deborafortes comentou: "E ficou impossível acessar o Gizmodo saiu do ar... Eles afirmaram que Jobs morreu no dia 9 de setembro...". Alguns internautas levantaram a hipótese que a Apple poderia ter esperado o anúncio do iPhone 4S para depois anunciar a morte de Jobs. "Apple diz que Steve Jobs morreu dia 9 de setembro, segundo o Gizmodo. Empresa esperou a apresentação do iPhone 4S para revelar a morte", foi a mensagem de @gpavarin na rede social.

"Muito obrigado. Eu achei que estava louco", disse o publicitário Juliano Marchese, 26 anos, ao Terra após encontrar na internet, em fóruns e blogs, a informação de que Steve Jobs havia morrido na sexta-feira, dia 9 de setembro. O publicitário gaúcho conta ainda que o primeiro indício da morte de Jobs que viu foi o retweet de um amigo do Breaking News da agência Associated Press (AP).

Em seguida, "alguém deu RT no Gizmodo (um dos blogs de tecnologia mais conhecidos do mundo) com um link para o obituário. No texto, que li durante um curso no iPhone, dizia que a data do falecimento havia sido 9 de setembro. Li isso três vezes para ter certeza. Lembrei da polêmica foto que foi divulgada dias depois da sua retirada do cargo de CEO e tudo fez mais sentido ainda, pois ele parecia frágil demais para aguentar tanto tempo. Em seguida, acessei o site da Apple e vi a homenagem da Apple para ele. "Foi aí que realmente tive certeza", contou ele ao Terra.

Como muitos fãs e usuários da Apple, Juliano disse ter sentido a morte do ídolo como de um amigo distante. Usuário de Apple desde 2008, quando comprou um iPod nano e a começou a trabalhar com Macs em agências de publicidade e comprou seu primeiro Macbook, hoje, Juliano tem também um iPhone 4, que adquiriu neste ano para substituir o iPhone 3G de 2009, e um iPad.

De acordo com o TecMundo, em 9 de setembro, a notícia da morte de Jobs gerou comoção mundial e interferiu até mesmo nas bolsas de valores, causando pequenas quedas nas ações da Apple. A mensagem original dizia: Reports say that Steve Jobs has passed away. Stay tuned for more updates ou, em português, "Notícias dizem que Steve Jobs faleceu. Fique ligado para mais informações". Não demorou muito para que o rumor fosse desmentido pelo mesmo perfil no Twitter. A nova mensagem dizia Apologies - reports of Job's Death completely unconfirmed. Live on, "Pedimos desculpas. As notícias de que Jobs havia morrido foram desmentidas". Informações concretas sobre o estado de saúde de Jobs não foram divulgadas nem naquela data, nem mesmo quando ocorreu sua renúncia, em 24 de agosto.

A começar pela notícia da morte do cofundador ter vindo da própria Apple, via seu site, e não de algum dos muitos veículos de comunicação que estavam no encalço de Jobs desde sua renúncia à direção da Apple para tratar da saúde. Outra coincidência que vem alimentando fóruns online é a divulgação da morte no dia seguinte ao lançamento do iPhone 4S - evento aguardado há meses tanto pelo produto quanto pelo desempenho do novo CEO, Tim Cook, em seu primeiro keynote à frente da empresa - e depois do fechamento das bolsas de valores americanas. Há quem sustente que o falecimento tenha sido mantido em sigilo para não ofuscar o lançamento da Apple na terça-feira.