ASSINE
search button

Jobs pediu biografia para que filhos o conhecessem, diz o autor  

Compartilhar

O jornalista americano Walter Isaacson, autor da biografia autorizada de Steve Jobs que chega às lojas em 24 de outubro, afirmou na revista americana Time que o executivo o procurou para contar a sua história para que seus filhos o conhecessem. A revista americana cancelou a impressão de sua próxima edição por causa da morte de Jobs e chega às bancas com uma prévia do livro que conta a história do cofundador da Apple.

"Algumas semanas atrás, eu visitei Jobs pela última vez em sua casa em Palo Alto, na Califórnia. Ele havia se mudado para um quarto no andar de baixo, porque estava fraco demais para subir e descer escadas", diz. Mesmo com dor, Isaacson afirma que "sua mente ainda estava afiada e seu humor vibrante". O escritor afirma que foi atingido por uma "onda de tristeza" quando se despediu de Jobs, e perguntou a ele o motivo de ter sido tão ansioso durante as entrevistas para o livro, quando durante toda a vida foi tão discreto. "'Eu queria que meus filhos me conhecem', disse ele. "Eu não estava sempre lá para eles, e eu queria que eles soubessem o porquê e para entender o que eu fiz'", conta Isaacson à Time.

>> Fãs, empresas e autoridades prestam tributo a Steve Jobs

>> Wozniak sobre Jobs: "foi como a morte de John Lennon"

>> Google faz homenagem a Steve Jobs em sua página inicial

>> Disney e Pixar definem Jobs como homem que 'definiu uma era'

>> Jobs sofria de doença rara que atinge 1 pessoa a cada 100 mil

>> Pai biológico tentou reaproximação com Steve Jobs

>> Steve Jobs: a história de quem mudou a história

>> Jobs morreu em paz e ao lado da família, diz comunicado

"No início de 2004 eu recebi um telefonema dele", afirma Isaacson à Time. "Descobri que ele queria que eu escrevesse uma biografia dele. Como eu assumi que ele estava no meui de uma carreira oscilante que teve muitos altos e baixos, eu hesitei. 'Não agora', eu disse. 'Talvez em uma década ou duas, quando você se aposentar'", conta o escritor. "Depois eu percebi que ele havia me chamado antes de ser operado contra o câncer pela primeira vez. Enquanto eu o observava em sua batalha contra a doença, com uma intensidade incrível combinado com um romantismo emocional, percebi o quanto a sua personalidade estava entranhada nos produtos que ele criou", diz o escritor.