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Pequenas e médias empresas investem em redes sociais para ganhar projeção

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Seja do tamanho que for, toda empresa precisa de projeção no mercado. Para as empresas de pequeno e médio porte, parece que a internet tem sido o campo mais democrático para investir na sua imagem e criar um relacionamento com os seus futuros clientes. Dados divulgados recentemente pelo Google apontam que cerca de 60% das pequenas e médias empresas latino-americanas que administram um site próprio se servem das possibilidades oferecidas pela internet para fazer propaganda de seu trabalho empresarial.

O Ki Doguinho, do ramo de fast food, aproveita sua presença na web para popularizar a marca e manter a conexão com o consumidor. De acordo com Ingrid Santiago, gerente de marketing da empresa, esse tipo de trabalho é mais direto e sem dúvida é condizente com a realidade financeira de uma empresa de médio porte: “Com esse tipo de mídia podemos estreitar o relacionamento, conseguindo assim um feedback muito mais rápido, agilizando todo o processo.”

Além disso, por se tratar de um campo neutro e muito dependente da vontade do usuário, a internet possibilita que empresas de menor porte também tenham seu espaço, pois o trabalho depende do interesse que isso desperta no consumidor. “É importante ter uma boa estratégia com foco na interação de seus usuários e mostrar que se importa com eles”

Rede social é campo para profissionais

Para Celso Fortes, dono da agência web Novos Elementos, o mercado da internet é muito abrangente e o uso das redes sociais é muito válido, pois permite estabelecer laços com o consumidor. Na opinião de Celso, o empresário precisa ficar atento a empresas com profissionais qualificados para tal função. Como o monitoramento de mídias sociais é muito recente em todo o mundo, é preciso saber escolher empresas com bastante critério: “Existem profissionais que estão querendo aprender, mas ao mesmo tempo tem uma nova geração que tem isso no DNA”, afirma Celso.

Segundo o diretor de criação, a empresa que se interessa em ingressar nesse setor deve analisar e entender o comportamento do consumidor dos produtos e serviços da empresa e afirma que esse profissional precisa estabelecer um relacionamento mais próximo entre cliente e empresa. “Tudo isso para em caso de uma possível crise atuar na solução mais rápida do problema” conclui.