ASSINE
search button

Partido Anti-PowerPoint vai disputar eleições na Suíça

Compartilhar

Um novo partido político suíço quer proibir apresentações de PowerPoint. Das 400 assinaturas exigidas pela legislação eleitoral da Suíça para participar das eleições de outubro, o Partido Anti-PowerPoint, fundado em julho deste ano, conseguiu 805. "Se 3% do eleitorado votar no partido, pela primeira vez na história um deputado do Partido Anti-PowerPoint vai estar sentado em um Parlamento nacional europeu", diz nota publicada pela organização.

O partido foi fundado pelo engenheiro de software e instrutor de apresentações em público Matthias Poehm. "Em alguns países, estudantes e alunos são castigados com notas fracas se fizerem uma apresentação sem usarem PowerPoint. Os chefes obrigam os seus colegas a usar PowerPoint", diz o site do movimento. Ele afirma que o uso do flip-chart, quadro com vários cartazes de papel, em uma apresentação "triplica a eficiência de uma apresentação em 95% dos casos".

Pelo site oficial, o partido afirma que a proposta não quer acabar com o PowerPoint, mas com o "constragimento do PowerPoint". Segundo comunicado, o partido "pretende dar voz a cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo que, todos os meses, são obrigadas a assistir a apresentações aborrecidas em empresas, universidades e outras instituições e que até agora, não tiveram representação política". "A Suiça foi escolhida como sede do movimento porque aqui, cada cidadão, independentemente da sua nacionalidade, pode tornar-se membro de um partido. Não se assuste. Apesar de tudo, trata-se apenas de um movimento", afirma o site do partido.

O partido pretende tornar-se o quarto maior da Suíça em número de membros, e eles afirmam que se tornar membro não é muito diferente de dar um "curtir" no Facebook. O site oficial do partido (https://www.anti-powerpoint-party.com) já está disponível em 12 idiomas, entre eles o português, para incentivar que pessoas no mundo inteiro participem do movimento.