ASSINE
search button

Cirurgias na coluna são debatidas em simpósio

Compartilhar

As novas tecnologias voltadas para as cirurgias da coluna vertebral são o assunto do VI Simpósio Internacional de Coluna (SINCOL), evento organizado pelos neurocirurgiões Eduardo Barreto e Ricardo Ribeiro, que será mais uma vez realizado no Windsor Barra Hotel & Congressos, Barra da Tijuca, entre os dias 4 e 6 de agosto. 

 Voltado para especialistas e residentes, o encontro médico reunirá nomes nacionais e internacionais, entre eles os cirurgiões americanos Blake Rodgers, que explicará uma técnica especial para o tratamento de coluna em pacientes com obesidade mórbida, e Ray Linowitv, que abordará o uso de células tronco na regeneração da coluna. 

 De acordo com Eduardo Barreto, coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Norte D’Or, um dos tratamentos em foco será a hidrodiscectomia, uma nova técnica de intervenção cirúrgica para tratar hérnias de disco: “Ao contrário da radiofrequência, ela não provoca lesões e, assim sendo, possibilita recuperação mais rápida. Nós aspiramos o disco degenerado com um jato de soro fisiológico, o que nos permite limpar o disco, ou seja, retirar as substâncias nociceptivas que geram as dores”, conta ele, lembrando que cerca de 5,4 milhões de brasileiros padecem com o problema.           

A escoliose idiopática, de etiologia desconhecida ou tendência familiar, que normalmente acomete crianças em idade escolar e adolescentes, também está na pauta: “Algumas intensidades do problema, como curvas em progressão, por vezes demandam intervenção cirúrgica. Além disso, alguns portadores sofrem com doenças do sistema nervoso, tornando necessários um exame neurológico minucioso e a ressonância magnética”.     

 Cerca de 500 pessoas prestigiaram o simpósio em 2010, quando contou com o patrocínio de 10 empresas do ramo, cujas participações se deram mediante a representação em estandes com demonstrações e vitrines. Para este ano, a expectativa é maior, haja vista a realização, em paralelo, do 2º Encontro Anual da Sociedade Latino Americana para o Avanço da Cirurgia de Coluna Vertebral (Lasas).

O programa científico, os nomes dos professores convidados, bem como a ficha de inscrição e outras informações, estão no site