ASSINE
search button

Unesp apoia a publicação de 18 revistas científicas

Compartilhar

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou o resultado do edital lançado em 2010 para a seleção dos periódicos científicos on-line que terão apoio institucional.

A triagem foi realizada por meio do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas editadas no âmbito da Unesp. O incentivo consiste em financiamento para cada edição produzida dentro dos parâmetros de qualidade propostos pelo órgão, incluindo um bolsista para auxiliar nas atividades de produção.

Segundo a Unesp, foram submetidos à comissão de avaliação 32 periódicos, dos quais 18 foram selecionados. Entre esses, seis vão receber suporte financeiro pela primeira vez.

“A avaliação seguiu um roteiro baseado em padrões internacionais utilizados pelas mais importantes bases de periódicos científicos”, disse a pró-reitora Maria José Soares Mendes Giannini.

Segundo ela, o objetivo é que as revistas obtenham reconhecimento internacional e possam estar em base de dados de reconhecido valor, aumentando a visibilidade e o número de citações dos artigos. As análises foram norteadas pelo rigor técnico da publicação e também pelos conteúdos.

As avaliações técnicas tiveram como parâmetro a normatização editorial, a pontualidade de publicação e a indexação em bases de dados, como SciELO (FAPESP/Bireme), Web of Science e Scopus. Os conteúdos foram analisados com base em relevância, originalidade, contribuição científica, correção e estilo.

Para dar visibilidade e facilitar o acesso aos periódicos com a marca de qualidade Prope, a pró-reitoria está propondo a criação de uma página na internet onde serão reunidos os 18 periódicos em um único ambiente virtual.