ASSINE
search button

Bebês de três meses identificam emoção na voz humana, diz estudo

Compartilhar

Estudo realizado na Universidade de Londres afirma que bebês podem identificar emoções na voz de outras pessoas a partir dos três meses de idade. Os cientistas escanearam o cérebro de 21 bebês adormecidos enquanto os estimulavam com diferentes tipos de sons. 

Durante o exame da ressonância magnética, eles tocaram sons "emotivos" como choro e risadas, e sons de fundo como água correndo ou barulho de brinquedos. Quando escutavam vozes humanas, os bebês ativavam o córtex temporal, mesma parte do cérebro ativada por adultos na mesma situação. 

Outra região do cérebro, o sistema límbico, que controla as emoções, reagiu fortemente a sons tristes ou negativos, mas não diferenciou sons neutros de felizes. A pesquisadora Evelyne Mercure, da Universidade de Londres, disse que o estudo prova a existência de áreas especializadas no cérebro desde o início do desenvolvimento do cérebro. 

A próxima fase do estudo pretende comparar cérebros de bebês autistas e não-autistas, na esperança de entender porque alguns desenvolvem a doença. A análise também incluirá bebês com riscos de desenvolver autismo, como aqueles que tem irmãos autistas.