ASSINE
search button

No Brasil, Facebook ganha primeiro serviço para e-commerce

Compartilhar

Faz algum tempo as redes sociais não são mais um espaço único e exclusivo de interações sociais, entre amigos ou colegas. Empresas tem perfil no Twitter, no Facebook, no Orkut, além, é claro, de anúncios nesses mesmos sites. A partir desta quarta-feira, o Facebook no Brasil passa a ser um local para o e-commerce. O comércio eletrônico nas redes sociais ganha mais um aliado com o lançamento da LikeStore, serviço que permite ao usuário e a qualquer empresa vender produtos diretamente pela rede social criada por Marck Zuckerberg.

Já nesta quarta-feira, os usuários do Facebook podem adquirir ingressos para o show do Jack Johnson em Recife através de uma LikeStore. Além de adquirir um ingresso para o evento em questão, o internauta poderá compartilhar com seus amigos a compra feita. "Já estamos em negociação com outras empresas interessadas em ter o seu F-Commerce, que é como chamamos este tipo de loja, nas próximas semanas. Agora é o momento para criar parcerias com marcas estratégicas para acostumar o brasileiro à ideia de comprar dentro de uma rede social", disse Gabriel Borges, diretor da LikeStore e idealizador do serviço em comunicado à imprensa.

Em breve, o serviço estará aberto para qualquer usuário da rede social criar a sua loja. Neste momento, os usuários do Facebook poderão transformar suas fan pages em uma vitrine de produtos, colocando imagens e descrições. Ao fazer a adição de um produto, automaticamente o serviço já envia uma mensagem ao seu mural, notificando a lista de amigos. Depois, qualquer um (amigo ou não) poderá acessar a parte do perfil que foi transformada em e-commerce, escolher o que interessa e, sem sair da rede, fornecer informações de compra, certificada pela VeriSign.

A ferramenta utilizada pela LikeStore foi desenvolvida pela Dextra Sistemas a partir de uma solução avançada de pagamento disponibilizado pela MoIP Pagamentos. As transações são possíveis graças a um widget de meio de pagamento para Facebook (uma interface que integra, no caso, o sistema de pagamentos do MoIP ao Facebook) utilizada pelo serviço. Mais sobre o serviço em www.likestore.com.br.