ASSINE
search button

Lançamento do Endeavour adiado pelo menos até 8 de maio

Compartilhar

A data do lançamento do ônibus espacial Endeavour foi adiada pelo menos até 8 de maio, pois os engenheiros da Nasa precisarão de vários dias de trabalho para reparar uma falha elétrica, anunciou neste domingo Mike Moses, um dos coordenadores da missão. 

"Podemos assegurar que não se tentará realizar o lançamento antes de 8 de maio’, informou Moses. 

"Não fixamos nem o calendário ainda, pois há muito trabalho pela frente agora’, acrescentou, explicando que não será definida uma data antes do próximo sábado. 

O objetivo é retirar na segunda-feira uma peça defeituosa que pesa entre 18kg e 22kg para instalar uma nova na terça-feira à noite, indicou Moses, acrescentando que uma série de testes será realizada durante dois dias. 

Se a última decolagem do Endeavour ocorrer no dia 9 ou no dia 10 de maio, o lançamento do Atlantis, previsto para o final de junho, não deverá ser afetado, estimou Moses. Mas um novo atraso poderá afetar a missão do Atlantis, indicou. 

Os engenheiros trabalharam toda a noite para tentar determinar a causa da ruptura do termostato do sistema de aquecimento, essencial para evitar o congelamento no espaço dos condutos de combustível, de um dos três turbogeradores do Endeavour.  

Pelo menos um desses geradores de eletricidade é necessário para alimentar o sistema hidráulico do ônibus espacial. 

O mau funcionamento do termostato obrigou a Nasa a adiar na sexta-feira o lançamento do Endeavour a menos de três horas da decolagem. 

Os seis astronautas da equipe, o italiano Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia (ESA) e outros cinco americanos, voltaram neste domingo de manhã a sua base em Houston (Texas, sul) para realizar treinamentos adicionais. 

O adiamento da decolagem do Endeavour foi uma grande decepção para a grande quantidade de pessoas -estimada em cerca de 750.000- que foram assistir à operação