ASSINE
search button

Nasa comprova que um cochilinho à tarde pode melhorar a atenção, a memória e o humor

Compartilhar

 

Sentir vontade de cochilar depois do almoço não é coisa de preguiçoso nem de glutão: especialistas explicam que é normal sentir sonolência no meio da tarde, devido à queda de temperatura que o nosso corpo sofre nessa hora do dia. O grande problema é que, justamente na hora em que muitos mamíferos se espreguiçam longamente em baixo de uma sombra, a maior parte dos trabalhadores tem que voltar para o batente.

– É normal e fisiológico sentir sono depois do almoço - explica Lia Rita Bittencourt, médica do Instituto de Sono, na Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. – Nesse período, além da queda da temperatura corporal, o processo digestivo libera algumas substâncias que favorecem a vontade de dormir.

Cochilar cerca de meia hora, no meio da tarde, pode melhorar a atenção, a memória, as habilidades motoras, o humor e a capacidade de tomar decisões. Segundo um estudo da Nasa, agência espacial americana, 26 minutos de repouso, em média, aumentam a produtividade em até um terço a capacidade de atenção em 54%.

 

>>> Leia a coluna completa no JB Premium