ASSINE
search button

Mortes por fumo na China podem triplicar até 2030

Compartilhar

PEQUIM - A China está falhando em seus esforços de fazer com que cerca de 300 milhões de habitantes se livrem do hábito de fumar, de acordo com especialistas que alertam que o número de mortes por causa do cigarro deverá sofrer um drástico aumento até 2030.

Segundo o estudo "Controle de Tabaco e o Futuro da China", divulgado pelas autoridades sanitárias do país, mais de 3,5 milhões de chineses devem morrer por ano por causa de doenças relacionadas com o hábito de fumar, comparado com 1,2 milhão de mortes em 2005.

A China, o maior produtor e consumidor de tabaco do mundo, comprometeu-se em lutar contra o tabagismo ao ratificar a Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Controle do Tabaco (FCTC) há cinco anos.

"A China continua atrasada em termos de suas obrigações quanto a implementação do controle de tabaco", afirma o relatório elaborado pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.

A despeito de assumir um compromisso nesse sentido, medidas antitabagisas não foram ainda tomadas, como proibir o fumo em locais públicos.

O tabaco continua entre as principais causas de mortalidade na China e os fumantes ativos e passivos representam um alto custo em termos médicos e sociais, alerta o informe.