ASSINE
search button

Alcântara faz a primeira tentativa de lançamento do foguete Improved Orion

Compartilhar

 

Brasília - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) faz hoje a primeira tentativa de colocar no espaço o foguete de médio porte Improved Orion, como parte da Operação Maracati 2. A operação deveria ter ocorrido no sábado, mas foi adiada por causa de um atraso no transporte dos equipamentos.

O Orion é fruto de parceria entre o Brasil e a Agência Espacial Alemã. O foguete, considerado de médio porte, é adequado apenas para atividades de treinamento. Atinge velocidade de 95 a 115 quilômetros e já é utilizado para treinamento e experimentos científicos na Alemanha.

Este será o terceiro lançamento do modelo em centros brasileiros. O primeiro ocorreu em 2008, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, e o segundo, em maio de 2009, no CLA, durante a Operação Maracati 1.

A Operação Maracati 2 tem o objetivo de avaliar os sistemas de monitoramento do foguete Orion. É uma preparação para o lançamento do VSB-30, foguete de médio porte que vai levar experimentos científicos da Agência Espacial Brasileira (AEB) para testes em ambiente de pouca gravidade. O lançamento do VSB-30 está marcado para o dia 16 deste mês.