Jornal do Brasil

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

Brasil e Alemanha abrem ano de tecnologia e inovação

Jornal do Brasil

Portal Terra

SÃO PAULO - A ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, abriram nesta segunda-feira (12), em São Paulo, o Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta terça-feira (13), a ministra, acompanhada de uma delegação de seu país, visitou o Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Durante 12 meses, até março de 2011, os dois países devem gerar impulsos para intensificar a cooperação científica e tecnológica binacional. A iniciativa prevê a constituição de plataformas tecnológicas, programas de trabalho entre instituições científicas, de pesquisa e inovação para o desenvolvimento de novos processos industriais, seminários, conferências, programas de popularização da ciência e um fundo bilateral comum para a inovação. A iniciativa celebra também 40 anos do relacionamento bilateral na área.

As ações priorizarão as áreas de nano e biotecnologia, ciências biomédicas, tecnologia industrial e engenharia de produção, eletrônica, sustentabilidade, mudança climática e popularização da ciência.

Segundo o DAAD, entidade responsável pelo intercâmbio acadêmico entre Brasil e Alemanha, existem atualmente entre os dois países mais de 230 cooperações universitárias e o número de estudantes brasileiros em universidades alemãs ultrapassa 2 mil alunos.

Compartilhe: