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A questão ambiental como prioridade em empresas

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Marcelo Gigliotti, Jornal do Brasil

RIO - O desenvolvimento sustentável, as campanhas de conscientização ambiental e a criatividade voltada para a inovação tecnológica que leve a sociedade a um novo paradigma de crescimento econômico são assuntos que há muito deixaram de ser secundários. Ao contrário, estas preocupações estão sendo encaradas como prioridade por empresas, pessoas e organizações sociais. Este movimento levou o Jornal do Brasil, o JB Online e a revista JB Ecológico a promoverem o Prêmio Brasil de Meio Ambiente, que chega a sua quarta edição em 2010.

O Brasil vive um período de crescimento acelerado, está se estruturando, com construções de estradas, fábricas, usinas. O grande desafio é compatibilizar este crescimento com a preservação da riqueza ambiental comenta o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, um dos homenageados.

A cerimônia de premiação e de homenagens do 4º Prêmio Brasil de Meio Ambiente ocorre sexta-feira à noite, a partir das 19h30, na sede social do Jockey Club Brasileiro, no Centro do Rio. Mais de uma centena de projetos foram inscritos. Além dos prêmios, há homenagens a empresas e personalidades que se destacaram.

O interessante é a diversidade de projetos e agentes de transformação social e econômica que estão sendo agraciados. Desde grandes empresas como a Vale e o Bradesco a uma estância de turismo ecológico na cidade paradisíaca de Bonito, no Mato Grosso do Sul. O que mostra que grandes e pequenas ações podem e devem coexistir para compor este novo cenário sustentável.

Uma das homenageadas é a Ata - Água Terra Ar, uma microempresa que funciona num galpão em Paraty e que inventou um chuveiro a gás portátil, que além de não poluir tem baixo consumo energético. Já uma empresa gigante no que se refere à água, a Cedae, também está na lista de homenagens, na figura de seu presidente, Wagner Victer.

A sustentabilidade é a palavra-chave hoje em dia. Ela traz benefícios não só para empresas como para a sociedade. Temos projetos que não visam rentabilidade, como a recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas diz Victer.

Outra homenageada é a Ultra Green do Brasil, cujo carro-chefe é o uso de uma tecnologia inovadora na área de construção civil, erguendo casas com isolamento térmico e acústico a um custo baixo. Também desenvolveu um sistema que gera energia a partir de lixo urbano.

Nós atuamos em vários países, mas o Brasil foi o primeiro a reconhecer nosso esforço diz o empresário Julian Beach.

O 4º Prêmio Brasil de Meio Ambiente tem patrocínio da Petrobras. A análise dos cases foi realizada pela diretoria de Meio Ambiente da Firjan. O Prêmio conta ainda com o apoio de Furnas e a correalização da Casa Brasil.