Dengue: Rio é a segunda capital com maior índice de infestação
Jornal do Brasil
RIO - O Rio de Janeiro está numa lista de 102 cidades em situação de alerta para uma epidemia de dengue, segundo levantamento divulgado terça-feira. O estudo se baseia no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em residências, cujo percentual do Rio é de 2,9% . Dentre as capitais estaduais, apenas Rio Branco (3,9%), no Acre, tem um índice superior.
Os dados são do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2009, realizado entre outubro e novembro em 163 cidades do país. Destas, dez estão em situação mais grave, com risco de surto, caracterizado por uma infestação acima de 3,9%. Nenhuma delas está no Estado do Rio.
O estudo conclui que cresceu o número de municípios em estado de alerta e com risco de surto, em comparação com os dados do ano passado. Em 2008, cinco municípios estavam com risco de surto e 71 em situação de alerta.
Segundo o Ministério da Saúde, que divulgou os dados, não se pode descuidar de ações estratégicas, como limpeza urbana, atuação dos agentes de saúde e da mídia para informar a população, além da capacitação de profissionais de saúde.
Se você deixa de fazer alguma ação, ou reduz a intensidade de alguma das ações, surge o risco disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Em agosto, o ministério anunciou acordo de R$ 187,3 milhões com o laboratório GSK para desenvolvimento de vacinas contra dengue, febre amarela e malária. Os recursos serão aplicados na criação de um centro na Fiocruz, no Rio. A prioridade será a vacina contra a dengue. Mas ela não ficará pronta nos próximos cinco anos
