ASSINE
search button

Convênio apóia pesquisas para evitar ataques de tubarões em PE

Compartilhar

Agência Brasil

RECIFE - O governo de Pernambuco vai destinar R$ 1,3 milhão ao financiamento de novas pesquisas da Universidade Federal Rural do estado (UFRPE) sobre o ciclo de vida dos tubarões. O convênio que vai possibilitar a execução do projeto será assinado nesta segunda-feira à tarde, no Palácio do Campo das Princesas, entre o governador Eduardo Campos, o vice-reitor da universidade, Reginaldo Barros, e o presidente do Instituto Oceanário, Alexandre Carvalho.

A parceria também inclui a destinação de verbas para dar continuidade ao programa de educação ambiental que vinha sendo realizado, nos fins de semana, por estudantes dos cursos de Pesca e Biologia, da Universidade Rural, junto aos freqüentadores das praias.

O trabalho de pesquisa e monitoramento dos animais marinhos na costa de Pernambuco, que começou em 2004, com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, foi suspenso por algum tempo devido à falta de patrocínio. Depois, as ações tiveram continuidade com recursos da prefeitura do Recife e governo estadual.

O presidente do Instituto Oceanário de Pernambuco, Alexandre Carvalho considera que embora não tenham sido registrados ataques de tubarões nas praias de Pernambuco há 10 meses, as estratégias para enfrentamento do problema devem ser mantidas em caráter permanente.

- Não podemos descuidar das medidas preventivas, principalmente nesse período chuvoso que vai de maio a setembro, quando os riscos de ocorrências aumentam segundo as estatísticas, nem também exterminar os animais, que têm importância fundamental para o equilíbrio do ecossistema marinho - destacou.

De 1992 até agora, foram contabilizados 50 ataques de tubarões a surfistas e banhistas, em um trecho de 20 quilômetros da costa de Pernambuco. As ocorrências, registradas principalmente entre as praias do Paiva e Pina, resultaram em 19 mortos e 31 feridos.