ASSINE
search button

Exército dos EUA restringe blogs de soldados

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - O Exército dos Estados Unidos está impondo restrições mais severas aos blogs e outras formas de comunicação online de seus soldados, a fim de garantir que informações sensíveis sobre operações militares não cheguem ao conhecimento do público. Os soldados em zona de guerra já estão sujeitos a restrições quanto ao conteúdo de seus blogs e posts na Internet. Mas o novo regulamento do Exército pode afetar os militares que tenham retornado de zonas de batalha e iniciado blogs sobre suas experiências de combate.

Sob uma nova regra promulgada em abril, os soldados terão de consultar seu comandante imediato e um oficial responsável pelo que as forças armadas designam OPSEC, ou segurança operacional, para que estes revisem os textos que planejam postar. As revisões serão necessárias para posts em blogs e sites, discussões em fóruns da Internet e em listas de mensagens, de acordo com a nova diretriz do exército.

Emails que sejam publicados em fóruns públicos também estão sujeitos a revisão, nos termos do novo regulamento. Mas oficiais do Exército disseram que não haveria revisões de emails pessoais, porque isso seria impraticável.

- Não estamos pedindo às pessoas que não mantenham blogs, mas que elas se conscientizem quanto às questões de OPSEC - disse Paul Boyce, porta-voz do Exército.

Os blogs, ou diários na Web, são sites pessoais nos quais as pessoas publicam seus diários ou pensamentos, falam de atualidades ou instalam links para outras histórias e imagens. A popularidade dos blogs cresceu nos últimos anos, também entre os militares e suas famílias, que usam esse recurso para postar fotos da zona de guerra e links para reportagens e histórias sobre o Iraque.