ASSINE
search button

Bolívia: Encontrada tumba com mobília de ouro em complexo arqueológico

Compartilhar

REUTERS

LA PAZ - Um túmulo que contém restos humanos e uma mobília com duas peças de ouro foi encontrado recentemente no complexo arqueológico de Tihuanaco, na Bolívia, confirmou hoje à Efe o vice-ministro de Culturas do país, Pablo Groux.

O descobrimento foi realizado no fim de semana passado pela equipe de arqueólogos que trabalha há meses na reposição da pirâmide Acapana, um dos elementos do complexo, disse o vice-ministro.

- O peculiar da descoberta é que se trata de uma tumba enterrada a poucos metros da superfície da pirâmide - contou Groux.

Além disso, o fato de aparecer em uma laje em direção ao norte e a própria posição do defunto, que está agarrado e em de cócoras, faz supor que o morto era uma pessoa 'de alta hierarquia'.

Além disso, duas das peças do mobiliário encontrado junto aos restos humanos, uma mortalha e uma espécie de diadema, são de ouro.

O vice-ministro ressaltou que o túmulo apresenta um estado de conservação 'aceitável' apesar da estimativa de 3.000 anos de antigüidade. De acordo com Groux, o descobrimento adquire valor ainda maior ao se considerar que a pirâmide Acapana sofreu graves danos e saques nos últimos anos.

Na década de 1970, em outro setor do complexo de Tihuanaco, foi encontrado o túmulo de uma menina que continha cerâmicas e jóias.

Groux anunciou que a descoberta será apresentada oficialmente amanhã, quando serão dados mais detalhes sobre aspectos que ainda faltam determinar. Entre eles, está o sexo do morto e a idade que tinha quando faleceu.

As ruínas pré-colombianas de Tihuanaku estão localizadas no planalto andino, a 4.000 metros sobre o nível do mar e 70 quilômetros ao oeste da cidade de La Paz.