ASSINE
search button

Lésbicas têm mais chances de serem obesas, diz estudo

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - Mulheres homossexuais têm duas vezes mais chances de ficarem acima do peso ou obesas do que as heterossexuais, o que as coloca em grande risco de ter problemas de saúde relacionados à obesidade e até em risco de morte, disseram pesquisadores norte-americanos. O relatório, publicado no American Journal of Public Health, é um dos primeiros grandes estudos a observar a obesidade entre lésbicas. Ulrike Boehmer, da Boston University School of Public Health, e seus colegas pesquisaram em uma análise nacional feita em 2002 com quase 6.000 mulheres, e descobriram que as lésbicas tinham 2,69 vezes mais de chances de estar acima do peso e 2,47 vezes de serem obesas.

- Lésbicas têm mais de duas vezes as chances de (estarem) acima do peso - escreveram os autores, o que as colocaria em risco maior de diabetes e doenças cardíacas, entre outros problemas de saúde.

- Nossas descobertas indicam que a identidade sexual lésbica está ligada a uma maior prevalência de sobrepeso e obesidade - escreveram os autores no estudo, divulgado esta semana.

Os pesquisadores revisaram estudos de menor escala que sugeriram possíveis explicações para essa condição.

- O resultado destes estudos indica que mulheres lésbicas têm uma melhor imagem do corpo do que mulheres heterossexuais', disseram os pesquisadores.

Mas os autores disseram ter pouca confiança na idéia de que lésbicas tinham mais massa muscular do que mulheres heterossexuais, e, consequentemente, maior índice de massa corporal, com menos gordura. Ter mais massa muscular 'pouco provavelmente leva a uma classificação de obeso', disseram os pesquisadores.