ASSINE
search button

Câncer relacionado ao trabalho mata pelo menos 200 mil pessoas por ano

Compartilhar

Agência EFE

GENEBRA - Pelo menos 200 mil pessoas morrem a cada ano por algum tipo de câncer relacionado com seu ambiente de trabalho, enquanto milhões de empregados correm o risco de desenvolver essa doença por causa da inalação de fibras de amianto e fumaça de tabaco, revelou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na véspera do Dia Mundial da Segurança e a Saúde no Trabalho, a agência sanitária da ONU lembrou que os tipos de câncer que possuem relação com o trabalho são os de pulmão, os mesoteliomas (tumores na membrana que cobre os pulmões), os de vesícula e a leucemia.

De acordo com a pesquisa, 10% das mortes causadas pelo câncer de pulmão estão diretamente relacionadas com os riscos nos locais de trabalho.

- Atualmente, cerca de 125 milhões de pessoas no mundo estão expostas ao amianto em seu trabalho e pelo menos 90 mil morrem por essa razão - disse Fadela Chaib, porta-voz da OMS.

Outras milhares de pessoas morrem de leucemia por sua exposição ao benzeno, um solvente orgânico amplamente utilizado pelos trabalhadores na indústria química e de diamantes.

Chaib informou que as taxas de câncer ocupacional são mais altas entre pessoas que trabalham em ambientes que não cumprem os requerimentos de proteção da saúde e a segurança, e que, ao mesmo tempo, precisam de medidas para prevenir a contaminação do ar com substâncias cancerígenas.

Os trabalhadores que estão altamente expostos à fumaça do tabaco, mesmo não sendo fumantes, possuem duas vezes mais vezes chances de desenvolver câncer de pulmão em relação aos que desempenham suas atividades num ambiente livre de fumaça.

A maior parte desses cânceres ocorre em países desenvolvidos, onde o uso de diferentes substâncias cancerígenas era constante há 20 anos, enquanto hoje, após a descoberta de seus efeitos nocivos para a saúde, os controles são mais rigorosos.

Mesmo com este controle, a OMS lamentou que ainda existam empresas que usem produtos que podem levar seus funcionários a desenvolver diferentes tipos de câncer.

Além disso, afirmou que algumas companhias estão transferindo suas fábricas para países ainda em desenvolvimento, onde as leis são menos rígidas.

- Se o uso desregulado de cancerígenos continua nos países em desenvolvimento, é possível esperar por um aumento do câncer ocupacional nas próximas décadas - afirmou Chaib.

No entanto, a porta-voz da OMC disse que os cânceres relacionados ao trabalho podem ser evitados, e, para isso, é necessário que os Governos e o setor privado garantam que os locais de trabalho cumpram os padrões internacionais de saúde.